Primeira etapa da ETA de Araras vai atender 123 mil habitantes

19/01/2020 09:22

A partir de junho, entra em operação a primeira fase da Estação de Tratamento de Água (ETA) Araras com capacidade para tratar mais 9 milhões de litros de água por dia, distribuídos diretamente para 123 mil habitantes. Esse implemento no abastecimento, segundo a Águas do Imperador, reforçará também o abastecimento de toda a cidade, proporcionando segurança hídrica para o município para os próximos 30 anos.

A tecnologia de ponta no tratamento da água é, de acordo com a concessionária, o que garante a qualidade da água distribuída em Petrópolis, mesmo nas épocas de fortes chuvas, quando a água se mantém dentro dos parâmetros de cor, turbidez e desinfecção, ao contrário do que está acontecendo no Rio de Janeiro.

A empresa informa que vem investindo em tecnologias avançadas, especialmente para a automatização de análises, dosagens e controle da qualidade da água, desde a captação até a distribuição. “Os analisadores de carga automatizados fazem a leitura ininterrupta das condições da água bruta que chega às estações, e dosam automaticamente os produtos químicos, de acordo com as variações abruptas, determinadas pela intensidade das chuvas”, explica a concessionária, acrescentando que é usado o sistema integrado de gestão operacional (SIGO®), um software que faz a gestão e monitoramento dessas informações que são visualizadas por técnicos da concessionária no Centro de Controle Operacional (CCO), em tempo real, e assim podem acompanhar e controlar todo o processo de tratamento da água distribuída.

A automação permite tratar a água com a agilidade 

“O principal objetivo de Águas do Imperador sempre foi fornecer à população de Petrópolis uma água com a qualidade exigida pela Organização Mundial da Saúde. Por isso, dotamos nossas estações com a mais avançada tecnologia existente para o tratamento da água e controlamos o processo em tempo real e 24 horas por dia, por meio do SIGO® ,  no CCO, além dos laboratórios instalados em todas as estações. É preciso fornecer água de qualidade e em quantidade suficiente para o abastecimento de todos, garantindo a segurança hídrica do município”, declara Marcio Salles, superintendente de Águas do Imperador.

Últimas