Primeira etapa da Operação Abafa II entrega 100 notificações preventivas
A primeira etapa da Operação Abafa II entregou 100 notificações preventivas aos incêndios florestais em cinco áreas de Petrópolis nessa quinta-feira (25). A ação contou com a participação de 45 representantes de 13 órgãos, municipais, estaduais e federais, e tem como objetivo conscientizar a população visando reduzir os casos nas regiões com maior número de ocorrências de queimadas. A iniciativa é do Ministério Público Federal (MPF) e organizada pelo 15° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM).
Nos últimos dois anos, o número de incêndios florestais em Petrópolis caiu 28,4%. A meta dos órgãos é reduzir ainda mais os casos no município, que conta com unidades de conservação federais, estaduais e municipais, além de uma grande extensão de APA (Área de Preservação Ambiental). As notificações entregues têm cunho educativo e orientam os moradores a não usarem às queimadas como forma de limpeza de terreno.
Um incêndio destruiu 25 hectares de vegetação em Pedro do Rio nessa quinta (25). Foto: Divulgação/15° GBM
“O trabalho de hoje é educativo, mas também deixa claro que eles terão que assumir a responsabilidade caso se utilizem dessa técnica e aconteça um incêndio florestal de grande proporção”, explicou o procurador da República, Charles Stevan da Mota Pessoa, destacando também que a operação está sendo ampliada neste ano para mais locais. “Serão, pelo menos, 10 regiões atendidas neste ano. O dobro do ano passado”, garantiu.
O trabalho preventivo foi realizado na Provisória, Caxambu, e em três localidades de Corrêas. Novas incursões em áreas críticas serão realizadas pelas equipes até o final do período de estiagem – que começou em junho e vai até o final de setembro. “Com a realização desse trabalho antecipado, caso aconteça uma queimada de grande proporção, o responsável será identificado e punido”, disse o tenente-coronel Gil Kempers, comandante do 15° GBM.
Em julho, o Corpo de Bombeiros já registrou 79 casos de fogo em vegetação na cidade, a maioria deles nos distritos. “Com o trabalho em conjunto, podemos estudar os locais e ver, antecipadamente, como devemos atuar para combater um incêndio que venha atingir uma área de difícil acesso. A ideia é reduzir os casos na cidade nos próximos meses”, pontuou o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato.
Além da Operação Abafa II, outras medidas de prevenção para as ameaças de inverno acontecem em Petrópolis. Dentro do Plano Inverno municipal, serão realizadas a Blitz Verde e o mapeamento de áreas em conjunto com órgãos ambientais. “Com o plano, organizamos o atendimento da população nas ocorrências e investimos em ações de conscientização nas escolas e nos bairros”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.
Para ajudar os órgãos neste trabalho, os moradores podem denunciar os casos de queimadas para a Secretaria de Meio Ambiente, através do 2233-8180 ou para o Linha Verde, programa do Disque Denúncia do Rio de Janeiro exclusivo para recebimento de informações sobre crimes ambientais, nos telefones 0300 253 1177 e (21) 2253-1177. “Para o solo os malefícios são diversos, com a perda de nutrientes e minerais. Além disso, a queimada também prejudica as nascentes de água. Vale destacar que a prática também é crime”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.
Participaram da primeira etapa da Operação Abafa II representantes do Corpo de Bombeiros, MPF, Polícia Militar, ICMBio, Inea, Revis Serra da Estrela, Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto, Secretaria de Meio Ambiente, Comdep, Guarda Civil, Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) e Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio Araras).