Primeira mulher a comandar o 26º BPM toma posse em Petrópolis

19/09/2020 08:56

A primeira comandante mulher da história do 26º Batalhão da Polícia Militar (BPM), a tenente-coronel Simone de Almeida Silva, tomou posse na manhã desta sexta-feira (18). Devido à pandemia de Covid-19, a solenidade realizada na sede da corporação foi restrita a poucos participantes. A tenente-coronel assume o comando no lugar do também tenente-coronel Christoph Carvalho Bezerra Leite, que estava em Petrópolis desde janeiro deste ano. Ele será o novo subsecretário de Comando e Controle da Polícia Militar.

Aos 42 anos de idade, casada e mãe de um filho, a tenente-coronel Simone de Almeida Silva ingressou na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2000. Entre os anos 2001 e 2010, ela foi aspirante a capitã no 26ºBPM, onde ela retorna, agora, como comandante. 

A tenente-coronel já foi diretora de Administração da Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas do Rio de Janeiro, entre os anos de 2010 e 2013; Secretária do Estado Maior Geral, entre 2013 e 2016; Chefe de Escritório de Programas de Prevenção do Estado Maior, em 2017; Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Vitimização do Rio de Janeiro, em 2019; e Subcomandante do 4ºBPM e 2ºBPM.

As mulheres começaram a atuar na Polícia Militar do Rio de Janeiro em 1982 com a primeira turma de praças e, um ano depois, com a primeira turma de oficiais. Hoje, dos quase 45 mil integrantes da Corporação, as mulheres representam 12% do total da tropa. Além de comandar três das 39 unidades de área no estado, as oficiais mulheres ocupam postos-chaves nos setores administrativos e nas áreas de ensino e saúde.

No estado do Rio, além da tenente-coronel Simone, há mais duas mulheres à frente de unidades de área: a tenente-coronel Andréia Ferreira da Silva Campos, do 28º BPM (Volta Redonda); e a tenente-coronel Luciana Rodrigues de Oliveira, 37º BPM (Resende).

Leia também: Moradores da Castelânea voltam a sentir tremores na região

Últimas