Primeira semana

09/01/2017 15:05

Início de governo e como já era previsto, as primeiras pedras no caminho começam a aparecer. A mais notada nesta primeira semana da nova equipe à frente do Município é a coleta de lixo. 

A empresa contratada para tal, e cujo contrato ainda está em vigor, simplesmente se negou a retomar os trabalhos, enquanto não recebesse a quantia de 11 milhões de reais, dívida esta, diga-se de passagem e por oportuno, deixada pela administração anterior. A nova administração, irá rescindir o contrato com esta empresa, no que faz muito bem em assim proceder, e fará a contratação emergencial de uma outra empresa. 

Por óbvio; se alguém não receber, não está obrigado a dar a contrapartida, mas alguns aspectos precisam ser pensados. A equipe de transição tinha conhecimento desta dívida, tentou um contato com a empresa para que se desse continuidade a coleta? Sempre, invariavelmente, em uma troca de governo, este tipo de problema aparece: só a título de exemplo, quando Mustrangi deixou a Prefeitura e a entregou a Bomtempo. Lembram-se do caos com relação ao lixo da Cidade, quando uma contratação emergencial também teve que ser feita? 

Administrar é prever, é analisar o passado, é não permitir que histórias desnecessárias ocorram. Por outro lado, faz-se, mister, registrar, o louvável  trabalho do atual Presidente da Comdep, que chamou o problema para si, arregaçou as mangas e iniciou um mutirão com seus próprios equipamentos (alguns até impróprios para o serviço) para minimizar o grave problema.

Coleta de lixo na maioria dos municípios brasileiros é sempre um problema: e é cara, muito cara. A própria destinação é também outro aspecto problemático. Se nos compararmos a outros Municípios,  sofremos pouco aqui em Petrópolis com relação a estes dois aspectos, se não temos uma coleta espetacular, se ela em vários aspectos deixa a desejar que um trabalho bem melhor fosse feito, ainda assim temos tido uma coleta que se pode taxar de razoável.

A nova administração promete a volta do disk-entulhos criada no governo Mustrangi e abandonada no governo Bomtempo; devemos lembrar que até um disk-denúncia de derramamento de entulhos foi criado, infelizmente. O retorno deste serviço em muito contribuirá para a limpeza da Cidade, outrossim a promessa do aumento da coleta seletiva também é muito bem-vinda.

Teremos que aguardar os próximos dias para uma avaliação melhor do que está sendo feito e do que será feito; neste ínterim torcer para que os acertos sejam bem maiores do que os erros. 

Certo mesmo é ter em mente, que uma Petrópolis limpa contribui e muito para a qualidade de vida e prevenção de doenças.

Últimas