Primeiro bebedouro inclusivo da cidade é instalado na Rua Dezesseis de Março
O primeiro bebedouro voltado para a inclusão da cidade de Petrópolis foi instalado na Rua Dezesseis de Março. Com três alturas distintas, o design do bebedouro foi criado para facilitar o alcance da saída de água para pessoas com deficiência (PcD). Há, ainda, uma saída de água para animais. A iniciativa partiu da concessionária Águas do Imperador.
Idealizador do projeto, o coordenador de Manutenção e Serviços da concessionária, Leandro Costa, explica que a ideia surgiu após conhecer o INcluir Petrópolis, projeto de inclusão social e sustentabilidade que realiza ações diversas para promover a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
“A proposta inicial era renovar os bebedouros urbanos instalados na cidade e adicionar uma opção para pets. Quando conheci o INcluir, imediatamente me veio a ideia do bebedouro inclusivo, como uma forma de contribuirmos também com essa causa”, contou Leandro.
O projeto levou dois meses para ser concluído e foi instalado na Rua Dezesseis de Março. A ideia é expandir e instalar bebedouros em praças e locais mais frequentados na cidade.
“Sempre que podemos, fazemos questão de contribuir para que Petrópolis seja, cada vez mais, uma cidade inclusiva, que promove ações e eventos acessíveis a todos, independentemente da condição física ou social. Como Águas do Imperador, sempre dizemos que nosso objetivo maior é levar mais qualidade de vida para a população, e ações como esta são parte deste objetivo”, conclui o diretor da Águas do Imperador, João Henrique Tebyriça de Sá.
Para os idealizadores do projeto INcluir Petrópolis, Alessandra Caline, e seu marido, Chen Li Cheng, que é PcD, a iniciativa vem para somar à causa.
“Percebemos o quanto a sensibilidade do Leandro e da empresa Águas do Imperador fez a diferença ao conhecerem o INcluir Petrópolis. Isso demonstra a responsabilidade e o respeito que a empresa tem com PcD, diminuindo a desigualdade e promovendo cidadania”, ressaltaram.