Primeiro domingo de vacinação: faltosos e dificuldade no agendamento

24/01/2022 11:40
Por Vinícius Ferreira

No primeiro dia de vacinação aos domingos, que aconteceu ontem(23), foram aplicadas 753 doses da vacina contra a covid-19. Foram abertos os pontos extras de vacinação no Hipershopping Petrópolis (Alto da Serra), Parque Municipal (Itaipava) e UBS do Quitandinha. Na sexta-feira (21), quando anunciou a medida, a secretaria de Saúde informou que seriam disponibilizadas 950 vagas para todos os públicos (com exceção da vacina pediátrica para o público de 5 a 11 anos). Desse total, no entanto, 843 vagas foram preenchidas por meio do cadastramento disponibilizado no site da Prefeitura de Petrópolis. No sábado (22), pela manhã, porém, o portal do município já informava que já não havia vagas para domingo. Além disso, o número de presentes (753) esteve abaixo do número de cadastros.

Este foi o primeiro dia de funcionamento do esquema vacinal aos domingos, que pretende regularizar as doses de quem perdeu alguma etapa da campanha de vacinação, além de acelerar a imunização e dar mais alternativa de agendamento para quem busca a dose de reforço da Janssen ou a terceira dose das demais vacinas (Pfizer, Astrazeneca e Coronavac).

Como noticiado pela Tribuna no sábado, as vagas para o agendamento esgotaram em menos de 24h. E muitas pessoas relataram dificuldade em acessar o sistema. Entre faltosos e pessoas que realizaram o reagendamento, das 950 doses disponibilizadas, 197 não foram aplicadas.

Segundo o município, neste domingo, as equipes da secretaria de Saúde aplicaram 699 doses de reforço, das quais 27 foram de segunda dose, 25 de primeira e duas doses adicionais para imunossuprimidos. No total, a cidade conta agora com 242.837 vacinados com a primeira dose, 225.071 com a segunda dose e 79.451 com a dose de reforço (terceira aplicação para o público em geral e quarta para imunossuprimidos). A dose única chegou a 6.805 pessoas desde o início da campanha de vacinação e a dose adicional a 1.256 imunossuprimidos.

No domingo, segundo a secretaria de saúde, foram 149 idosos vacinados, sendo dois com a primeira dose, um com a segunda dose e 146 com a dose de reforço. A dose de reforço também foi aplicada em duas pessoas com comorbidades. As equipes também aplicaram a primeira dose em nove adolescentes e a segunda dose em três indivíduos de 12 a 18 anos. Por faixa etária, foram 553 adultos vacinados com a dose de reforço, 23 com a segunda dose e 14 com a primeira.

A Secretaria de Saúde informou que disponibilizará o agendamento para o próximo domingo (29) ao longo da semana, mas não precisou a partir de qual dia. Em consulta feita pela reportagem da Tribuna, na manhã de hoje (24), no site do município, havia vagas disponíveis apenas para a UBS da Posse na parte da tarde de terça-feira (25). Na quarta-feira (26) o portal informou a disponibilidade de vagas para Corrêas, Bingen e Itaipava. Já na quinta-feira (27) havia vagas para o Bingen, Correas, Itaipava, Posse, Alto da Serra, Centro e Quitandinha. Não foram disponibilizadas ainda vagas para sexta-feira (28) , sábado (29) e domingo (30).

Últimas