Primeiro grupo de Alcoólicos Anônimos na cidade comemora 48 anos

29/01/2018 14:55

O Grupo 28 de Janeiro de Alcoólicos Anônimos completou neste domingo (28) 48 anos de atuação na cidade. Em Petrópolis, a primeira reunião do AA foi realizada no dia 23 de novembro de 1963. Fundada por um grupo do Rio de Janeiro, tem ajudado ao longo destes anos homens e mulheres na luta contra o vício do álcool. São cerca de 22 unidades espalhadas na cidade com reuniões diárias na parte da manhã, tarde e noite. 

Só na unidade 28 de Janeiro, são 13 grupos que contam com a presença de cerca de 20 pessoas em cada reunião. A cada encontro os membros se propõem a compartilhar suas experiências sempre com o propósito de permanecerem sóbrios e ajudarem outros alcoólatras a alcançarem a sobriedade. Para participar só é necessário um único requisito: o desejo de parar de beber. Outra característica importante e que tem ajudado a sustentar a irmandade é o anonimato. 

Um dos companheiros, como são chamados os membros, contou um pouco da importância do grupo na sua vida. Há 18 anos longe do álcool, viu seus cinco irmãos passarem pela mesma situação. “Conhecer o AA foi melhor do que ganhar na loteria. O alcoolismo não é uma doença contagiosa, mas é uma doença contagiante. E adoece toda a família. Porque não afeta só você, afeta sua esposa, seus filhos e pais. No meu caso vi afetar meus cinco irmãos”, lamentou.

O AA chegou em Petrópolis através do Grupo Central do Brasil, vindo do Rio. Uma esposa fez um apelo para que o grupo ajudasse seu marido que era alcoólatra e, após três meses, o grupo se estabeleceu na cidade. O fundador – relatado como o companheiro mais antigo do Brasil – foi quem fez a primeira reunião do Grupo 28 de Janeiro, em 1970. São cerca de 25 mil grupos distribuídos em 203 países. 

De acordo com o companheiro, quando começou a frequentar as reuniões o perfil dos membros eram de pessoas a partir de 40 anos. Ele conta que atualmente o grupo tem muitos membros na faixa dos 20 anos. “Hoje, 99% das pessoas que procuram as reuniões estão em uma situação cruzada, ou seja, são dependentes de álcool e drogas. São cada vez mais jovens, os que procuram as reuniões”, contou. 

Outro companheiro, que está há 30 anos longe do álcool contou um pouco da sua experiência depois que conheceu o AA. “Eu queria parar de beber mas não conseguia, fui em igrejas, busquei ajuda de religiões e ainda assim não conseguia. Quando fui na primeira reunião no dia 05 de junho de 1988 eu nunca mais voltei a beber. Minha primeira reunião foi em um grupo no Rio de Janeiro, onde eu morava. Lá eu percebi que tinha alguma coisa especial no AA. Hoje moro em Petrópolis e frequento as reuniões toda semana aqui”, contou, feliz por sua vitória. 

Além da sede, o Grupo 28 de Janeiro conta com um escritório, que fica na Rua do Imperador, 264, sala 701, no Centro, e uma linha de ajuda pelo telefone 2243-1443. As reuniões são abertas a pessoas que desejam largar o vício, familiares e pessoas que buscam informações sobre o grupo.



Últimas