Problemas em estrada no Vale das Videiras preocupam moradores
Trechos que cederam na Estrada Almirante Paulo Meira, no Vale das Videiras, vêm causando transtornos e preocupações aos motoristas e moradores. Há três pontos em estado crítico que, há mais de um mês, estão piorando com a ocorrência de chuvas. O problema foi denunciado pela Tribuna no dia 15 de janeiro, mas até o momento, nenhuma intervenção foi realizada.
O ponto que chama mais atenção é próximo ao quilômetro 18. Um morador, que preferiu não se identificar, disse que foram feitas solicitações ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Segundo ele, o departamento esteve no local para analisar as intervenções, prometendo reparos em uma semana, o que não aconteceu: “Está assim desde o início do mês passado. O DER esteve aqui, fez uma análise, mas não tomaram nenhuma providência. Prometeram reparos em uma semana, mas já se passou um mês”, disse.
Além do problema não solucionado, os moradores reclamam da sinalização precária: “Colocaram algumas placas, mas não resolvem. Tem grande risco de cair um carro. Nós temos que passar pela contramão no meio de uma curva por causa disso, não tendo visão de quem está vindo”, informou.
Leia também: Problemas em estrada no Vale das Videiras preocupam moradores
Com a passagem de caminhões e ônibus da linha 602, a preocupação aumenta: “Todos utilizam essa via para se locomover. Os ônibus que, inclusive, ficam sempre lotados de passageiros, incluindo crianças, passam por esse trecho, o que é muito perigoso”, relatou.
O morador ainda destacou que, em geral, falta manutenção em vários aspectos pela região. O excesso de mato em algumas partes dificulta a caminhada de pedestres: “Além da rua estar toda esburacada, tem muito mato também e mal dá para passar a pé. Os carros passam colados na gente”, completou.
O DER foi questionado e, em nota, informou que uma equipe de engenheiros do DER realizou uma vistoria técnica no dia 13 de janeiro para avaliar a situação da estrada. O relatório foi enviado à Diretoria de Obras do departamento para estudar a melhor solução. O DER-RJ preparou o anteprojeto no Km 17,7 e vai elaborar os projetos dos outros pontos.
A Prefeitura informou que o trecho citado é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), mas ainda assim, a equipe regional da Secretaria de Obras em Itaipava fará um reparo emergencial no local com objetivo de evitar acidentes.