Procedimento cardíaco inédito é realizado em hospital da cidade

Paciente recebe monitor de eventos cardíacos que se conecta ao celular

29/12/2024 08:30
Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

Promovendo um avanço no tratamento de pacientes cardíacos, o cardiologista Tayene Quintella implantou, no último dia 21, no Hospital Unimed Petrópolis, um dispositivo de monitoração cardíaco que vai auxiliar na investigação de doenças do coração e acompanhamento constante dos pacientes. O implante subcutâneo se conecta sem fio, ao Smartphone do médico ou do paciente e emite constantemente informações referentes ao ritmo cardíaco do monitorado.

O procedimento, minimamente invasivo, une tecnologia e segurança em benefício ao paciente implantado. O aparelho pode ser utilizado por até três anos.
Foto: Divulgação

“Com o monitor de eventos nós podemos investigar, por exemplo, as causas de desmaios (síncopes), palpitações, ainda sem conclusão após o uso de vários recursos diagnósticos. Com o dispositivo nós temos a capacidade de monitoramento e registro de episódios de assistolia, bradicardia, taquicardia ventricular e arritmias atriais”, explica Tayene Quintella.

Para o cardiologista e especialista em Arritmia e Eletrofisiologia, o monitor de eventos traz mais segurança e qualidade de vida aos pacientes.

“Se o paciente sente que algo pode estar acontecendo com seu coração, pode usar o aplicativo para registrar o evento, os sintomas e a hora exata. Mas, mesmo se ele não o fizer, o dispositivo tem a capacidade de reconhecer as arritmias e enviar os dados para a central. Todas as transferências de dados são criptografadas para garantir a privacidade do paciente”, conclui Quintella.

Últimas