Procon autua pizzarias delivery por problemas de armazenamento e validade: casos aconteceram na Montecaseros

27/07/2019 13:20

O Procon Petrópolis deflagrou a operação pizzaiolo na noite desta quinta-feira (25) e autuou duas pizzarias delivery na Montecaseros. Em ambos os casos foram encontrados produtos com problemas de armazenamento de ingredientes e com a validade vencida. Em uma delas a autuação também se deu por conta da cobrança indevida: em caso de pizzas meio-a-meio, o valor deve corresponder a metade de cada pizza inteira e não o preço da maior – o que não estava sendo praticado.

Leia também: Suspeitos de triplo homicídio em Araras são considerados foragidos da Justiça

“Quando vamos a um restaurante podemos pedir para entrar na cozinha, ver como o prato está sendo preparado, situação bem diferente de quando pedimos a comida em casa. No caso das pizzas, não sabemos a procedência daqueles ingredientes e as reclamações, em geral, são sobre o tempo de espera para receber o alimento em casa. Mas é importante que os clientes se sintam seguros para consumir o produto que chega pronto na sua casa e é exatamente o que essa operação tem como objetivo. Iniciamos agora e vamos manter uma rotina para verificar as irregularidades e punir, de acordo com o que for encontrado”, explica Bernardo Sabrá, coordenador do órgão.

A equipe do órgão de defesa do consumidor iniciou a ação às 17h e terminou por volta das 23h30. Na primeira pizzaria em que a equipe esteve presente foram encontrados 4,574g de produtos como confeitos, pimentão fatiado, mistura de açúcar e canela fracionadas, queijo gorgonzola e chocolate de diversos tipos sem identificação adequada. No mesmo local, 21Kg de champignon fatiado estavam acondicionados de forma irregular, em um barril, sem qualquer indicação de data de vencimento. No mesmo local também foi encontrado 100g de chocolate em pó com validade até janeiro de 2019.

Já na segunda pizzaria visitada o problema maior foi dos produtos fora da validade: ao todo foram 14,56Kg de ingredientes vencidos no dia anterior, a maioria tomates processados (7,735Kg), mas também havia cebola, queijo, pasta de banana, entre outros. Havia, ainda, 1,220Kg de champignon vencido na última terça-feira (23) e 180g de pão com validade até o domingo (21). Este estabelecimento estava em dia com o tipo de cobrança, levando em conta o valor de metade de cada pizza na composição do preço estabelecido para o cliente.

Os alimentos foram descartados na presença de funcionários de ambas as pizzarias, conforme preconiza a legislação. Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o qual baseia às ações do Procon, produtos com prazos de validade vencidos, deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação, devem ser descartados.

Denúncias sobre irregularidades podem ser feita na unidade do Procon que funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.


Últimas