Procon bate recorde em 2019 atendendo 33 mil casos de consumidores

27/12/2019 17:00

O Procon registrou em 2019 seu recorde de atendimento, com um crescimento no número de registros ao longo deste ano. Foram 33 mil casos de consumidores que deram entrada no órgão de defesa do consumidor com alguma reclamação, denúncia ou solicitação – um crescimento de 33% comparado ao ano anterior. A empresa Oi, mais uma vez, é a que mais demandou procedimentos realizados pela equipe de atendimento, foram quase mil denúncias registradas entre janeiro e dezembro. De maneira geral, o número de casos que tiveram solução, dentre aqueles que protocolaram registro, foi de 93%.

As queixas ligadas ao setor de telefonia são diversas: vão desde cobranças irregulares, a falhas na prestação do serviço. Devido aos problemas, principalmente com a empresa Oi, o Procon conseguiu um espaço exclusivo para atendimento dos consumidores: o “Soluções Oi” e, desde junho, foram 709 demandas resolvidas. Além da Oi, completam o top 10 a Enel, Águas do Imperador, Claro, Via Varejo, Itaú, Bradesco, Sky, Tim e Caixa Econômica Federal são as empresas que mais tiveram registros em Petrópolis ao longo do ano.

O aumento no atendimento, explica o coordenador do órgão, Bernardo Sabrá, se deve a ampliação nos braços de atendimento. O Procon Móvel, por exemplo, um equipamento que faz atendimentos itinerante, é o principal deles. “Com o veículo conseguimos ampliar ainda mais nosso atendimento. O órgão está trabalhando com toda a sua capacidade, muito diferente da realidade de 2016, por exemplo, quanto a resolução era de apenas 45% e não existia nem o polo de atendimento em Itaipava”, explica.

Leia também:  Procon orienta consumidores sobre direitos na troca de presentes

 Para o próximo ano, a expectativa é de ampliar ainda mais o atendimento com o App Procon – já no início de 2020. O serviço para smartphone já está licitado, com ele o usuário contará com espaço para anexar fotos (uma nota fiscal, por exemplo), vídeos, áudios, além de local para relatar o problema ocorrido, colocar os números de protocolo de um potencial atendimento, enfim, todas as provas que corroboram a sua denúncia.

 “Trabalhamos com o ideal de que o direito do consumidor é para todos e por isso estamos trabalhando para chegar a cada vez mais lugares, de maneira facilitada. O Procon está totalmente restabelecido e a prova disso é que as pessoas estão confiando cada vez mais no órgão”, finalizou Sabrá.

Últimas