Procon fiscaliza tempo de espera em filas do banco Bradesco

12/02/2020 17:22

Após denúncias sobre o período de espera elevado nas agências bancarias da cidade, o Procon de Petrópolis realizou nesta terça-feira (12) mais uma fase da operação Tic Tac. O objetivo da ação é fiscalizar a questão da demora nas filas. Durante a fiscalização, a equipe de fiscais flagrou os clientes que precisam de atendimento nos caixas amargarem mais de 20 minutos numa agência do Alto da Serra e 32 minutos em uma outra, na Estrada União e Indústria – irregularidade que pode gerar multa de R$ 54 mil aos cofres da empresa.

Além dessas duas, uma outra agência da Caixa Econômica Federal, no Alto da Serra, foi intimada a prestar esclarecimentos do motivo de não funcionamento do sistema de senhas – o que dificulta a ação fiscalizatória e até o direito do consumidor de ter sua senha carimbada para comprovar o tempo de espera na fila.

Os agentes passaram pelo Bingen, Corrêas, Itaipava e Alto da Serra e, das 11 agências fiscalizadas, três estavam irregulares. No caso das agências do Bradesco, a que fica na União e Indústria já foi flagrada com o mesmo problema três vezes. Ainda de acordo com a lei, quando a fiscalização flagra a irregularidade por mais de cinco vezes, a agência pode ter seu alvará de funcionamento suspenso até que comprove ter capacidade de atender o que preconiza a legislação.

Confira também: Vereador quer que Procon tenha autonomia para determinar cancelamento de contratos de serviços

No município, a lei que rege as ações do Procon neste contexto é a 5763/2001. Ela diz que as agências devem ter pessoal suficiente para atender o público em até 15 minutos em dias normais e em até 30 minutos em vésperas e pós-feriados. O Procon orienta que o consumidor peça ao caixa que carimbe a sua senha – que deve conter a data e a hora que o cliente entrou naquela agência assim como o horário de seu atendimento.

Denúncias devem ser feitas na Rua Dr. Moreira de Fonseca, 33, no Centro, ou na unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria 11.860, no Centro de Cidadania.

 

 

 

 

Últimas