Procon vai orientar consumidor pela internet
A página do Procon Petrópolis no Facebook começa, a partir desta quinta-feira (20.07), a utilizar a plataforma on-line para tirar dúvidas e oferecer esclarecimentos simples à população. A iniciativa visa auxiliar os consumidores por meio do serviço de mensagens da rede social no atendimento, diminuindo as filas no órgão e melhorando o fluxo de solicitações no Procon. O atendimento pela plataforma vai funcionar, inicialmente, de 12h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, mas será expandido para o horário comercial. O endereço é https://www.facebook.com/ProconPetropolis/.
Além de atender os usuários sobre dúvidas de documentação necessária para o atendimento presencial contra uma determinada empresa e os procedimentos adotados pelo órgão, a página também vai dará informações sobre os direitos e deveres dos consumidores. Haverá notícias sobre o órgão, informações sobre fiscalizações, dicas e orientações a respeito das relações de consumo.
“As redes sociais estão cada dia mais presentes na vida dos consumidores e precisamos nos adequar a essa nova realidade. A página no Facebook será mais uma ferramenta que o consumidor poderá contar para tirar dúvidas e receber orientações da nossa equipe. Vamos disponibilizar uma pessoa especialmente para esse atendimento. A página também terá um viés educativo, com postagens sobre os direitos de cada pessoa”, explica o coordenador do órgão, Bernardo Sabrá.
A página do Procon no Facebook servirá como apoio para agilizarmos o atendimento presencial. Pela rede social o consumidor poderá esclarecer dúvidas e receber sugestões, mas, para ter validade como denúncia, a reclamação deve ser feita presencialmente, na sede do órgão, na Rua Moreira da Fonseca, 33 – Centro. É importante que o reclamante leve a documentação comprobatória da situação relatada, apresentando cópias de documentação de identificação, contrato, comprovantes, nota fiscal, protocolos e materiais relacionados ao produto e/ou serviço reclamado.
A atual administração do Procon Petrópolis tem feito uma série de melhorias no órgão, recuperando sua representatividade na solução dos problemas dos consumidores e tornando a instituição referência na busca dos petropolitanos quando se trata das relações de consumo. Apenas no primeiro semestre deste ano o órgão recebeu 2.650 atendimentos, sendo que 87,09% dos casos foram resolvidos – apenas 342 foram encaminhados à Justiça.