Procura por táxis e carros por aplicativo dispara com a greve dos rodoviários

07/04/2022 13:40
Por Helen Salgado

Os petropolitanos que precisaram sair de casa nesta quarta e quinta-feira têm recorrido a outros meios de transporte. Com a paralisação dos rodoviários, a procura pelos carros de aplicativo e táxis disparou na cidade. Os trabalhadores que precisam chegar ao local de trabalho ou até aqueles que têm compromissos inadiáveis, disputaram carros particulares e táxis para cumprir a agenda. 

Segundo Bruno Dias, representante dos taxistas de Petrópolis, o táxi tem sido mais procurado pelas pessoas que precisam de um meio de transporte urgente “A demanda do táxi aumentou bastante, não só de agora, mas nesses dias houve um aumento por conta da greve, é claro. Tem trabalhadores que querem ir [para o trabalho], não conseguem pegar carro de aplicativo pelo pessoal cancelar, então eles procuram o táxi”, diz.

Valor das viagens de táxis estabilizado

Embora o número de pessoas procurando táxis tenha aumentado, as viagens não encareceram por conta disso “Houve um aumento na demanda na procura por táxi. No entanto, as corridas não ficaram mais caras porque não temos esse poder de aumentar as corridas, esse é um decreto do prefeito, se ele resolver alterar a nossa bandeirada, aí realmente vai ficar mais cara a corrida”, explica Bruno.

Alta demanda e encarecimento nas viagens de carros de aplicativo

Nesses dois dias de greve, Marcos Moraes, motorista de carro de aplicativo, teve uma demanda maior que o esperado. “Tive um aumento maior na parte da manhã. Depois, mais tarde, por volta das 11h, diminui bastante a demanda e por volta das 16h30/17h aumenta bastante a chamada”, explica.

Apesar do aumento na demanda ter sido bom para os condutores de carros de aplicativo, um problema tem atrapalhado o cotidiano dos motoristas: o trânsito. “Está cada dia pior, não sei se em decorrência das chuvas pode ter afetado isso também, mas está cada dia pior. Pior mesmo! Uma corrida que você faz em 10 minutos, você demora 40 minutos pra fazer e assim você acaba gastando um pouco mais de combustível”, desabafa o motorista.

Quanto ao valor das viagens, Marcos explica que ficaram mais caras por conta do alto número de chamadas e pelo baixo número de carros de aplicativo nas ruas. Com isso, a demanda fica maior, aumenta-se a dinâmica e o valor das viagens encarece.

Maior parte dos passageiros são trabalhadores

A procura realmente aumentou e 90% desse aumento vem dos trabalhadores que precisam estar presencialmente nas empresas. “A maioria dos passageiros estão indo trabalhar, de todos esses passageiros, apenas um o patrão estava pagando o transporte por conta dos ônibus terem parado. Todos os outros estão tendo que pagar por conta própria, o patrão simplesmente disse que eles tinham que ir e se virar”.

Últimas