Professores da rede estadual encerram a greve e retomam aulas
A greve dos professores da rede estadual, que completaria 5 meses em agosto, foi encerrada hoje. A decisão foi tomada durante uma assembleia, que aconteceu na quadra da São Clemente, no Rio de Janeiro. Segundo Rose Silveira, diretora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), a greve foi interrompida, mas os professores seguem aguardando as negociações do governo. Ela disse ainda que as aulas serão retomadas normalmente nesta quarta-feira. A cidade conta com 11 escolas estaduais e cerca de 350 professores.
De acordo com Rose, no próximo sábado (30) haverá uma conversa entre os profissionais e o governo estadual para discutir a reposição das aulas. Ela afirmou que os trabalhadores da Educação optaram por encerrar a greve, primeiro por conta da proximidade do recesso escolar, que este ano vai acontecer no mês de agosto, por causa da Olimpíada. Segundo, porque o governo sinalizou algumas propostas para a classe. Segundo a diretora, também será discutido no sábado o desconto dos 17 dias dos salários dos professores no mês de junho.
Em Petrópolis, 80% dos profissionais aderiram à greve, que teve início no dia 2 de março. Porém, a diretora do Sepe afirmou que, na última semana, apenas 30% estavam participando da paralisação por conta do desconto que aconteceu no mês passado. A greve foi motivada por uma reivindicação da classe por aumento de salário e manutenção dos direitos trabalhistas, como aposentadoria e contribuição previdenciária.