Programa de Residência em Tecnologia do Serratec está com inscrições abertas até 15 de janeiro

15/12/2022 13:37
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Estão abertas as inscrições para mais um ciclo do Programa de Residência em TIC do Serratec, o Parque Tecnológico da Região Serrana do Rio. São 130 vagas que se destinam a moradores das cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal. As aulas são online e ao vivo, começam em março e vão até julho, num total de 720 horas de imersão no universo da tecnologia. O programa é gratuito e as inscrições vão até 15 de janeiro de 2023 e devem ser feitas através do site: http://serratec.org/residencia .

Os candidatos não precisam de conhecimento prévio em tecnologia, mas é preciso ter o ensino médio concluído, idade mínima de 17 anos e completar 18 até dezembro de 2023. Pessoas com deficiência, pessoas negras, mulheres e quem estudou em escola pública terão prioridade.  

Os alunos selecionados vão compor a sétima turma qualificada pelo Serratec e as vagas para o programa são bastante concorridas – no ciclo que terminou em dezembro de 2022 foram dois mil inscritos para 135 vagas.

O presidente do Parque Tecnológico da Região Serrana, Guilherme da Motta Alves, destaca a importância do Programa de Residência na transformação de pessoas e empresas da Região Serrana do Rio.

“Somos empresários de tecnologia e naturalmente, dependemos de pessoas para o sucesso das nossas empresas. Em função disso, faz sentido ir em direção a transformar a vida das pessoas que trabalham conosco. É essa transformação que vai gerar desenvolvimento econômico, prosperidade e impactar positivamente nossa região”, ressalta. 

Sobre o Programa

O programa de imersão tecnológica é direcionado para preparar profissionais no desenvolvimento de software e aumentar a oferta de trabalhadores qualificados na área de tecnologia. Assim, em parceria com a Firjan SENAI, Sinditec, universidades, organizações governamentais e empresas de TI da região, o curso alia conhecimento teórico e prático, para o aprendizado de linguagens de programação e desenvolvimento full stack (web e mobile). O residente também participa de experiências reais de projetos das empresas parceiras/investidoras, com tutores, mentores e problemas reais a serem resolvidos.

Além do conhecimento nas tecnologias abordadas, os residentes terão oportunidade de aprofundar e desenvolver soft skills, que são habilidades comportamentais e competências interpessoais fundamentais para o desenvolvimento profissional. 

O programa também irá contribuir para a criação e desenvolvimento de produtos, oferecendo oportunidades para a geração de inteligência de software e para o fomento de capital humano capaz de surfar na onda da revolução 4.0.

Últimas