Programa Guarda Parque Mirim promove conscientização ambiental para jovens no Rio de Janeiro

Iniciativa acontece em 10 Unidades de Conservação do Estado e mobiliza cerca de 400 estudantes

09/nov 15:03
Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Divulgação

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lançou o Programa Guarda Parque Mirim 2024, com o objetivo de promover a conscientização ambiental entre jovens. O projeto envolve 63 guarda-parques e atenderá cerca de 400 alunos, com idades entre 12 e 15 anos, por meio de atividades educativas realizadas ao longo de novembro em dez áreas de Unidades de Conservação e Parques em várias regiões do Rio de Janeiro. As atividades começaram na última quinta-feira (7), em Nova Friburgo, onde 60 estudantes participarão das oficinas no Parque Estadual dos Três Picos.

Ao todo, os alunos participarão de seis oficinas com temas que incluem Educação Ambiental, reciclagem, manejo de resíduos sólidos e poluição de rios, além do papel das Unidades de Conservação e dos guarda-parques. O programa também aborda cuidados com animais peçonhentos, noções de primeiros socorros, sinalização de trilhas, incursões em áreas naturais e prevenção de incêndios florestais.

“A conscientização é o primeiro passo para construirmos uma cultura de respeito e cuidado com o Ambiente. Com os efeitos das mudanças climáticas cada vez mais presentes, impactando a vida das pessoas no Brasil e no mundo, todos nós entendemos a importância da preservação das florestas para o nosso futuro; para o futuro das próximas gerações e do planeta. A ideia é que as informações do projeto sejam multiplicadas por estas crianças e adolescentes em suas casas e entre os amigos, nos locais em que eles vivem”, assinala o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

As oficinas preveem também informações sobre animais peçonhentos; noções básicas de primeiros socorros; manutenção e sinalização de trilhas; incursões em áreas naturais e prevenção à incêndios florestais.

O programa alcançará estudantes de municípios próximos a diversas Unidades de Conservação, incluindo o Parque Estadual da Lagoa do Açu, da APA Macaé de Cima, do Parque Estadual dos Três Picos, da APA Massambaba/PECS/ APA Pau Brasil, do Parque Estadual do Desengano, da APA Estadual do Alto Iguaçu, do Parque Estadual Pedra Selada, do Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela, e do Parque Estadual do Mendanha.

Ao final das atividades, os participantes participarão de uma cerimônia de formatura, concluindo a experiência de conscientização e capacitação ambiental.

Últimas