Programa Supera RJ é encerrado; Estado afirma que pagamento será realizado até agosto
O fim do programa SuperaRJ foi sancionado pelo governador Cláudio Castro e publicado no Diário Oficial dessa quinta-feira (20). O benefício foi criado para auxiliar a renda de pessoas em vulnerabilidade durante a pandemia de covid-19.
Em junho, uma proposta foi enviada à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) visando o encerramento do programa, que inicialmente, tinha o fim previsto para dezembro. Um acordo prorrogou o benefício por mais 60 dias. No entanto, beneficiários afirmam que não recebem o pagamento desde abril.
Segundo a secretaria responsável pelo auxílio, os pagamentos referentes aos meses de maio, junho, julho e agosto serão realizados, conforme estabelecido.
Todo o saldo em conta dos usuários deve ser sacado em até 90 dias. Segundo o decreto, saldos que não sejam utilizados pelos beneficiários irão retornar ao Tesouro Estadual, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
SuperaRJ em Petrópolis
No município, até o momento, mais de 36 mil famílias receberam o benefício, que movimentou mais de R$ 74 milhões em Petrópolis. Por conta da tragédia de fevereiro de 2022, foi permitido o acúmulo do SuperaRJ e do Bolsa Família.