Programação lembra o Dia Internacional da Mulher, que será celebrado neste domingo
Lembrando o Dia Internacional da Mulher, o Movimento 8M programou várias ações para chamar a atenção da população sobre os direitos da mulher e igualdade de gênero. Serão realizadas diversas atividades desta quinta-feira até a próxima segunda-feira, com debates, rodas de conversa, atividades culturais e a Marcha 8M, marcada para 9 de março, às 17h, no Centro.
O movimento que acontece em várias capitais brasileiras terá sua quarta edição em Petrópolis. Neste ano, o movimento chama atenção pela vida das mulheres, a luta por democracia e garantia de direitos. “Estamos com direitos trabalhistas e previdenciários ameaçados, a desigualdade no mercado de trabalho. Ainda em Petrópolis temos um número elevado de casos de violência contra a mulher, alto índice de estupros. Além disso queremos chamar a atenção para a cobertura da saúde da mulher no município”, disse Lívia Miranda, membro do Coletivo #8M.
Leia também: Festival da Mulher sábado e domingo em Nogueira
Leia também: Hipershopping promove oficina literária para mulheres
Hoje aconteceu um Cine Debate com exibição do filme Histórias Cruzadas, no Centro de Defesa dos Direitos Humanos – CDDH, na Rua Monsenhor Bacelar, 400, no Centro, às 18h. A mesa contou com as debatedoras Caroline Cerqueira e Joseane Ferreira.
No Dia Internacional da Mulher, dia 08, serão realizadas diversas atividades culturais no espaço Rane Centro Cultural, que fica na Rua Pedro Elmer, 417 no Itamarati, a partir de 14h. Terá exibição do Curta “#8M”/ Bloco Fole & Folia/ Confecção de cartazes e faixas/ Performance “Parem de nos matar”/ Oficina de Turbantes/ Tribal Fusion/ Capoeira/ Samba de roda/ Dança do Ventre/ Atividades infantis. E na segunda-feira, dia 09, acontece o ato Marcha #8M. A concentração é a partir de 17h, na Praça da Inconfidência, no Centro. Terá a gravação da Performance “Um estuprador em seu caminho”. A saída será às 18h, pelas Rua do Imperador.
Núcleo Marielle Franco-PSOL e SEPE realizam atividades sobre o dia internacional da mulher
Neste sábado, dia 07, o coletivo JUNTAS, o Núcleo Marielle Franco e o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação farão uma aula pública às 14h, no calçadão do CENIP com diversas atividades em memória e luta em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
Entre as atividades, serão realizadas oficinas destinadas à criação de materiais para a passeata do dia 9 de março, expositores contra a violência doméstica e com críticas às políticas públicas retrógradas, panfletagens e distribuição de material de conscientização. A aula pública terá como tema: “Basta de violência contra a mulher!”