Projeto Água comemora 15 anos de educação ambiental em Petrópolis

04/10/2019 12:26

Há 15 anos, o empresário Ivens Paulo Dias da Silva iniciava uma jornada para unir a educação e o incentivo à preservação do Meio Ambiente. O Projeto Água é fruto de um trabalho voluntário que leva educação ambiental e conscientização sobre a importância do cuidado e bom uso do nosso bem mais precioso: a água. As comemorações pela data acontecem neste sábado, dia 5.

Fazenda Projeto Água. Divulgação

O projeto funciona na Fazenda Projeto Água, em Anápolis, próximo a Secretário, no distrito de Pedro do Rio. As atividades são desenvolvidas com o apoio de um grupo de voluntários, parceiros e amantes da preservação ambiental, que vêm se multiplicando entre crianças, jovens e todos que participaram das ações da Ong. A fazenda tem 215 mil m², sendo uma área de 110 mil m² destinada ao reflorestamento. O espaço é dividido em áreas voltadas para atividades educativas e de preservação ao Meio Ambiente, lazer, apoio e treinamento de voluntários. 

“A fazenda procura ser um modelo de lugar onde seus visitantes consigam interagir com os recursos naturais sem degradá-los. A sua criação partiu de uma necessidade percebida pela equipe, de que a fazenda tivesse uma área onde pudessem ser realizadas as ações práticas da educação ambiental, possibilitando que os participantes interagissem com o meio ambiente”, explica Bruno Nascimento, diretor pedagógico do Projeto Água. 

Atividade de reflorestamento. Divulgação

As atividades foram desenvolvidos por voluntários. São treze programas ambientais implantados na sede da Ong, como o de Reflorestamento, Caminho das águas, Horta escola e o Programa dos 5Rs da sustentabilidade, em que os visitantes fazem artesanato com caixas de leite, conhecendo os benefícios de se reaproveitar materiais que muitas vezes são descartados de forma inadequada e que vão parar em encostas, rios e matas.

Horta Escola. Divulgação

Além dessas atividades, em parceria com o Rotary Club e patrocínio do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (CEF) está sendo implantado em oito escolas municipais da cidade o programa “Aquaponia: cidadania e sustentabilidade no ambiente escolar”. Pâmela Mércia, diretora de Meio Ambiente da Ong, contou que o projeto Aquaponia ficou em terceiro lugar entre as propostas encaminhadas de todas as partes do país, no Edital Social e Ambiental da CEF em 2017. 

As escolas municipais Amélia Antunes Rabello e Johann Noel foram as primeiras da rede municipal a receber o projeto. “O objetivo é beneficiar alunos e familiares, através da educação ambiental, oferecendo conhecimento em uma nova forma de cultivo, uma vez que hoje a agricultura convencional é o setor que mais consome água nos países da América Latina”, disse Bruno. O projeto também está presente nas comunidades Bonfim, Caxambu e Bonfim. 

A ONG Projeto Água atua também com atividades nos municípios vizinhos a Petrópolis, como Magé e Duque de Caxias, participando do conselho consultivo do Refúgio de Vida Silvestre Serra da Estrela, no setor de Educação Ambiental. A entidade representa a sociedade civil através da Unidade de Conservação no Conselho do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense – MCF.

Últimas