Projeto Anel da Solidariedade já doou 188 cadeiras de rodas

13/out 10:24
Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

Provavelmente você já viu alguém juntando anéis de latinhas de refrigerante, cerveja e outras bebidas que podem ser trocados por cadeira de rodas. Embora muitos acreditem que juntar lacres de latinhas seja apenas um gesto simbólico, o Projeto Anel da Solidariedade, da UNIFASE/FMP, prova o contrário. Criado em 2012, o projeto já transformou o equivalente a quase 17 toneladas de lacres de alumínio em algo essencial: 188 cadeiras de rodas doadas à comunidade de Petrópolis.

“A ideia surgiu de uma aluna de medicina, e logo abraçamos o projeto. Já são 12 anos de sucesso, provando que pequenas ações podem gerar grandes impactos”, destaca Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da UNIFASE/FMP.

Ao contrário do que muitos acreditam, a coleta de lacres de alumínio tem um valor significativo, tanto em termos sociais quanto ambientais. São necessárias 140 garrafas PET de 2 litros cheias de lacres (cerca de 90 kg de alumínio) para a troca por uma cadeira de rodas, que é feita para entidades petropolitanas que se comprometem a emprestá-las para pessoas com deficiência (PCD), mobilidade reduzida ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

“Além de contribuir diretamente para a mobilidade de quem precisa, o Anel da Solidariedade também reforça nosso compromisso com a sustentabilidade, retirando toneladas de alumínio que poderiam poluir o meio ambiente”, ressalta Tammela, que está à frente do projeto desde o início.

Com parceiros como o Lions Clube do Quitandinha, a APPO (Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos) e a City Farma, o projeto dispõe de diversos pontos de coleta na cidade. A logística, por sua vez, conta com o apoio da Luna Express, que transporta os lacres até São Paulo e traz as cadeiras de volta, sem custo para o projeto.

Em 2022, 10 cadeiras de rodas foram entregues à CUFA (Central Única das Favelas), ajudando vítimas das chuvas que atingiram Petrópolis.

Para quem quiser participar desta corrente do bem, basta entregar o material no Centro Cultural da UNIFASE/FMP, localizada na Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro, ou em qualquer um dos postos parceiros listados no site do projeto. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone 2244-6493. 

Últimas