Projeto ‘Cinema Afro-brasileiro’ exibe “As Cirandas de Lia de Itamaracá” nesta quinta na Casa de Cultura Afro Serra

Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (31), às 9h30, a Casa de Cultura Afro Serra abrirá suas portas para mais uma edição do projeto ‘Cinema Afro-brasileiro’ em Petrópolis, com a exibição gratuita do vídeo “As Cirandas de Lia de Itamaracá”. A programação do evento contará ainda com uma roda de conversa com a intérprete de Libras e protagonista do vídeo, Vania Cristina do Nascimento Luma, e uma visita guiada ao Ponto de Cultura Afro Serra com a presidente da organização, Monica Valverde.

O evento é voltado ao público em geral, mas possui um foco especial em alunos da Comunidade Surda do Instituto Alliance, usuários do Centro de Cidadania LGBTQI+ Serrana 2 que integram o Programa Rio sem LGBTFobia, e professores e estudantes da rede pública de ensino. A iniciativa busca promover o protagonismo de mulheres negras, valorizar a cultura afro-brasileira e atender comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Sobre o projeto

O Cinema Afro Brasileiro faz parte de um projeto maior contemplado pela Lei Paulo Gustavo, com patrocínio do Governo Federal e do município. Realizado pela produtora cultural Monica Valverde, o projeto busca, ao longo de seis meses, dar visibilidade a produções que destacam protagonistas e artistas negros e negras da cidade. Cada exibição é acompanhada de atividades culturais que reforçam a importância da inclusão e a integração da cultura afro-brasileira no contexto educacional.

Nesta edição, o vídeo “As Cirandas de Lia de Itamaracá” será o destaque, com interpretação em Libras por Vania Cristina do Nascimento Luma. Intérprete de Libras, produtora cultural e presidente do Instituto Alliance, Vania possui uma trajetória dedicada à acessibilidade e inclusão, atuando há mais de 22 anos na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e idosos em Petrópolis.

Mais sobre a Casa de Cultura Afro Serra

Fundado em 2013 e inaugurado como casa de cultura em 2019, o Afro Serra é o único espaço no município voltado exclusivamente à cultura afro-brasileira. O local, que já realizou exibições de produções como “Rolezinho da Liberdade” e “Tapera Encantada”, é reconhecido por sua diversidade cultural, abrigando atividades que incluem oficinas de capoeira, samba de roda, jongo, contação de histórias, e muito mais.

Para Monica Valverde, o evento reforça o compromisso do Afro Serra em preservar e difundir a cultura afro-brasileira, especialmente junto a públicos em situação de vulnerabilidade. “Nossa casa de cultura é a única da cidade com tema afro-brasileiro aberta o ano inteiro para visitação gratuita. Realizamos oficinas e apresentações de dança, percussão, contação de histórias, palestras, eventos, intercâmbios, teatro, festivais, shows, cinema, divulgação, visitas guiadas etc”, explica.

Serviço – Exibição “As Cirandas de Lia de Itamaracá”

Data: 31 de outubro, às 9h30
Local: Casa de Cultura Afro Serra (Vila São Judas Tadeu, 147 – Mosela)

Agendamento e mais informações: WhatsApp (24) 98189-3999 ou (24) 99228-2728.

Últimas