Projeto “Comer Bem com Xandão” leva educação alimentar para escolas de Petrópolis

Por Aghata Paredes

O Projeto “Comer Bem com Xandão”, idealizado pela Dra. Alessandra Uchôa Massad Marques, está transformando a forma como as crianças de Petrópolis aprendem sobre alimentação saudável e prevenção de doenças.

“No passado, fiz um trabalho parecido em algumas escolas públicas e particulares de Petrópolis, junto à Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, com este mesmo personagem, aproveitando o meu primeiro livro, e foi um grande sucesso! Agora, com o lançamento dos novos livros mais didáticos e interessantes, com novos personagens, resolvi voltar às escolas com o objetivo de falar sobre um assunto muito importante que é a alimentação saudável e a prevenção de doenças ligadas à má nutrição”, explica a endocrinologista.

Os livros “Comer Bem com Xandão” e “Xandão em A Liga da Saúde” trazem informações importantes de maneira lúdica e interativa. “Tentei englobar o máximo de informações, como pirâmide alimentar, tabelas de vitaminas e minerais, além das doenças relacionadas aos erros alimentares, cada uma representada por monstros que são derrotados pela Liga da Saúde. Tudo bem colorido com QR Code para interagir com os vídeos do canal e história em quadrinhos”, destaca a médica.

O personagem Xandão atua como um verdadeiro influenciador digital da saúde para as crianças, com atividades presenciais e videoaulas que complementam o aprendizado dos livros didáticos. “Toda semana tem um vídeo novo no canal de YouTube para não deixar o assunto ficar esquecido. O personagem interage em forma de desenho animado e ensina receitas, coreografias, responde a perguntas, etc. Este contato é fundamental para fortalecer os laços afetivos e manter o interesse sobre o tema”, afirma Alessandra.

Segundo dados do Atlas Mundial da Obesidade 2024, da Federação Mundial de Obesidade, o Brasil pode ter até 50% das crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos com obesidade ou sobrepeso em 2035. Para Alessandra Uchôa, a educação alimentar é o melhor caminho para a prevenção do problema. “A mudança de hábitos alimentares e o estímulo à atividade física o quanto antes é urgente e a única forma de conseguirmos prevenir doenças e suas complicações”, enfatiza.

Além de educar as crianças, o projeto “Comer Bem com Xandão” também busca envolver as famílias, incentivando a prática de esportes e alimentação saudável em casa. “O mais fantástico de tudo isso é que as crianças, aprendendo bons hábitos nas escolas, são formadoras de opinião e começam a questionar a rotina dos pais e da casa, ditando as novas regras. Gostaria de expandir o projeto para as escolas públicas e fazer uma campanha de prevenção da obesidade infantil e desnutrição, tendo o personagem como símbolo, incentivando hábitos alimentares saudáveis. Estamos montando quadros de maior interação com o público jovem, onde o Xandão responde às perguntas enviadas pelas próprias crianças. Outro quadro que estamos organizando é o envio de receitas de pratos saudáveis e fotos da rotina alimentar diária pelas crianças, reproduzidas pelo personagem na cozinha com roupa de chef”, conta.

O feedback das escolas e famílias participantes tem sido extremamente positivo. “Fico muito feliz com os resultados alcançados e com o interesse dos alunos pelo tema. Na minha primeira visita, recebi vários depoimentos, mas um, em particular, chamou minha atenção: uma criança estava muito animada porque tinha mudado a rotina alimentar da casa seguindo os cardápios sugeridos pelo livro, ajudando o pai, que tinha diabetes, e o irmão, que estava com sobrepeso”, compartilha.

Alessandra Uchôa Massad Marques é médica formada pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, membro titular da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, e autora de diversos livros sobre alimentação saudável e prevenção da obesidade infanto-juvenil.

Últimas