Projeto de alunos de E.M. Santa Terezinha, no Vila Rica, conquista o primeiro lugar em prêmio nacional de aprendizagem solidária
Um projeto desenvolvido pelos alunos e professores da Escola Municipalizada Santa Terezinha, no Vila Rica, conquistou o primeiro lugar na categoria escola pública do Prêmio Aprendizagem Solidária – Experiências que transformam. O projeto “Nós cuidamos da Vila com o Vila Recicla” foi selecionado entre mais de duzentos projetos de todo o país. Além do reconhecimento nacional, também receberá um apoio financeiro que será investido na ampliação do projeto na escola.
O projeto foi desenvolvido com os alunos do 9º ano, mas envolveu toda a escola. Foi feita uma produção audiovisual com a temática ambiental e social dentro da comunidade. O objetivo era identificar e despertar o interesse para os problemas sociais e ambientais da comunidade e incentivar o protagonismo juvenil para mudar a realidade da região. Na produção os alunos mostram a realidade do Vila Rica e a transformação que o Projeto proporcionou.
“Quando li sobre a divulgação do Prêmio, acreditei que nosso projeto se encaixaria bem no regulamento. Aí fiz a inscrição. E com muito orgulho vencemos o prêmio nacional! Isso é muito importante para a comunidade de Vila Rica”, disse Ana Carolina Kapler, professora de educação física da escola. Ela e o Ronaldo Yallouz, são os professores envolvidos na produção audiovisual.
Segundo Ana Carolina, o projeto envolveu todos os 500 alunos da escola com a separação do lixo. “Pretendemos criar uma composteira, horta e transformar um pequeno espaço de lazer perto da escola”, disse. A premiação para o primeiro lugar é um apoio financeiro de R$ 15 mil e a participação no Seminário Internacional de Aprendizagem Solidária 2021, em Buenos Aires.
O 1º Prêmio Aprendizagem Solidária – Experiências que transformam, é uma iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária (RBAS), com a parceria do Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), Instituto Singularidades, do Movimento Futuro, da Organização dos Estados Iberoamericanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) no Brasil e da Mori Educação e apoio do Centro Latino-Americano de Aprendizagem e Serviço Solidário (CLAYSS). A lista completa com os prêmios vencedores pode ser consultada no site https://www.cenpec.org.br/premio-aprendizagem-solidaria.