Projeto de lei que cria a Feira Petropolitana do Livro é aprovado na Câmara
Foi aprovado nesta semana, na Câmara Municipal, o projeto de lei que institui o Dia Municipal do Escritor e a Feira Petropolitana do Livro. O projeto pretende homenagear escritores locais e a Academia Petropolitana de Letras (APL) e criar uma feira anual de incentivo à leitura e à educação.
O texto aprovado sugere que o Dia Municipal do Escritor seja comemorado em 3 de agosto, data em que foi fundada a APL e permite que a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis firme parcerias com entidades públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, oferecendo espaços na Feira Petropolitana do Livro para exposições, palestras, espaço de troca, doação de livros e orientações voltadas às suas áreas de atuação.
O autor do projeto, o vereador Marcelo Lessa (SD), disse que a intenção é homenagear e dar visibilidade aos escritores e obras locais. “Queremos fazer uma referência positiva aos fundadores da APL que, há anos, vêm fazendo um trabalho de excelência e de recuperação da memória literária. Por isso, também durante o evento, a Câmara de Vereadores entregará um diploma em homenagem ao Escritor Destaque”, destacou o vereador.
O projeto segue para apreciação do Poder Executivo.