Projeto Pães dos Cães já ajudou mais de 500 animais

12/10/2017 07:00

Há cerca de um ano e meio uma iniciativa que une boa culinária e o amor pelos animais, vem mudando o cenário de muitos cães e gatos abandonados da cidade. O Projeto Pães dos Cães incentiva a adoção responsável e a criação de lares temporários. Todos os fins de semana a idealizadora do projeto Betty Lage, e uma rede de voluntários, se reúnem no Horto Municipal de Itaipava para vender os pães caseiros e realizar a feira da adoção, que encaminha os animais abandonados para lares responsáveis.

Betty conta que a ideia do projeto surgiu após um período em que precisou ficar hospitalizada por problemas de saúde. “Este período que fiquei doente me fez refletir muito sobre a vida. Daqui, não levamos nada. Só colhemos o que plantamos”. Como uma forma de se ocupar e tentar fazer o bem, Betty tirou da gaveta as receitas da família, e começou a produzir pães caseiros. Com a grande quantidade de pães que foi produzindo, ela resolveu sair pra vendê-los. Transportando os pães em um caixote de mamão, em um único dia vendeu, sozinha, os 50 unidades.

Com o dinheiro que arrecadado com as vendas, o projeto começou a ajudar na intermediação das adoções, que são feitas em parceria com ong’s e grupos de proteção dos animais da cidade. São vacinas, vermifugações e remédios, que o projeto ajuda a financiar para os cães e gatos que estão em lares temporários. Desde o início do projeto, quase 500 animais foram adotados através desta rede solidária. A maioria deles eram de lares temporários de pessoas comuns, que os recolheram nas ruas.

“O nosso objetivo é motivar as pessoas a cuidar dos animais. A recolher os que foram abandonados até que sejam adotados. Incentivar as pessoas a criarem lares temporários. Estes animais precisam ser vacinados, vermifugados e, se possível, castrados. Precisamos de voluntários que ajudem a preparar estes cães e gatos para a adoção”, disse, Betty.

O Pães dos Cães tem crescido e conseguiu conquistar um ponto físico. Há 10 meses ganharam um espaço ao lado do Hortomercado, onde é montado um estande para a venda dos pães e um espaço onde os voluntários levam os animais disponíveis para a adoção, nos fins de semana. 

“Nós sempre tentamos este espaço porque é um lugar com grande circulação de pessoas. E nossa intenção é chamar atenção para a adoção responsável. Nosso projeto é todo idealizado com base no amor ao próximo, no amor aos animais e o cuidado que precisamos ter com eles”, destacou.

Programação especial para o dia das crianças

Neste mês, o projeto está com uma programação especial para o dia das crianças, e por isso, na hoje, dia 12, além dos pães terá um bolo para a criançada. “Enquanto os pais vão fazer compras no Horto, muitas crianças ficam conosco brincando com os cães. Esta é uma forma de ensinarmos as crianças a proteger e ter carinho com os animais”. 

Além da comemoração pelo dia das crianças, neste mês, o projeto está com o foco na conscientização sobre a proteção dos cães e gatos pretos. Betty explica que por causa do dia das bruxas – comemorado no dia 31 de outubro – muitas pessoas usam estes animais para a prática de magia negra, ou tem medo por causa da superstição popular. Por isso, entre hoje e domingo, 15, o estande ficará montado de 9h às 15h.

Para adotar o interessado precisa levar o documento de identidade, comprovante de residência, e assinar o termo de adoção responsável, se comprometendo com a adoção.

Pães dos cães virtual

Além da venda física, o projeto também conta com as vendas virtuais. Quem compra o pão virtual, ao em vez de recebê-lo em casa, faz a doação a uma instituição carente da cidade. Na primeira edição, foram doados cerca de 30 pães para um lar de idosos. “Foi um momento muito especial, estava tendo uma festinha e nós chegamos de surpresa. Essa ação me fez perceber como as pessoas, as vezes, precisam de coisas simples, e com esse pequeno gesto nós podemos ajudar”, contou, Betty.

Para ajudar no projeto, pode entrar em contato pela página do Pães dos Cães no facebook, ou pelo seu canal no youtube.


Últimas