Projeto piloto prevê aulas de alemão na rede municipal
O sucesso das aulas de alemão na Casa da Educação Visconde de Mauá – que já atendem 32 alunos – foi o ponta pé inspirador para a criação de um projeto de resgate da cultura e tradição germânica na rede municipal de Educação que prevê o ensino do alemão em instituições de ensino. Um projeto piloto já está sendo formulado pela Secretaria de Educação com o apoio do Segmento Germânico, Colégio Cruzeiro e com a chancela do Consulado da Alemanha no Rio de Janeiro e começará em duas escolas da rede, que ainda serão definidas
O assunto foi abordado durante uma reunião com o vice-consul da Alemanha no Rio de Janeiro, Johannes Bloos, realizada na última semana. A ideia é de que duas escolas, que atendem em tempo integral, escolhidas pela Secretaria de Educação, iniciem já em 2020 o ensino do alemão em turmas da educação infantil.
O projeto pedagógico que orientará a atividade será organizado pela equipe do Colégio Cruzeiro, que se prontificou a ajudar na implantação do ensino. O pedido para que outros alunos tenham acesso ao ensino nas escolas da rede pública foi feito pelo Segmento Germânico, através do casal Marcos Carneiro e Beth Graebner, com apoio do Clube 29 de Junho e Instituto Bingen.
“Esse resgate, que começou na Casa da Educação Visconde de Mauá deu muito certo. Os alunos estão cada vez mais interessados, as famílias estão felizes e percebemos que, através da ludicidade das aulas, eles estão atentos e se mostram cada vez mais estimulados. Estamos em contato com o Colégio Cruzeiro, estudando duas escolas da rede para formularmos a melhor forma de implantação e metodologia”, explica a secretária de Educação, Marcia Palma.
Um profissional será disponibilizado pelo Colégio Cruzeiro para o início do projeto, no entanto, a rede municipal de Educação buscará especialização para outros profissionais. “Conseguimos o apoio inclusive do Goethe Institut que está estudando uma forma de ajudar na formação para professores da nossa rede, porque a ideia é de que o projeto, futuramente, alcance outras instituições de ensino da rede municipal”, garante Marcia Palma.
O apoio do Colégio Cruzeiro foi ofertado através de Ronald Sharp, da instituição mantenedora da instituição e pela diretora pedagógica do Colégio Cruzeiro, Ana Paula Ramos. Susan Zerwinski vice-diretora do Departamento de ensino do Goethe Institut – instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha, também se colocou à disposição para ajudar na capacitação de professores da rede pública.
O vice-consul da Alemanha no Rio de Janeiro, Johannes Bloo, disse que vê com bons olhos a iniciativa em Petrópolis. “Estamos abertos a apoiar o movimento no que for necessário”.
Outras reuniões serão formalizadas para a concretização do plano piloto. “Tudo será planejado de forma que as atividades sejam realizadas de acordo com a grade curricular e aplicadas em aulas lúdicas, com recursos como jogos e músicas”, explica Marcia Palma.