Projeto de lei de autoria do vereador Hingo Hammes sobre a promoção de ações para a conscientização dos malefícios do uso do cigarro eletrônico foi aprovado na Câmara Municipal, nesta terça-feira (27).
Segundo o texto, a implementação dessas medidas “reflete a necessidade urgente de abordar os desafios impostos pelo uso crescente do cigarro eletrônico, especialmente entre os jovens. Estatísticas demonstram uma correlação direta entre o uso desse dispositivo e o aumento de condições de saúde adversas, como ataques cardíacos e problemas respiratórios graves”.
“É importante ressaltar que, enquanto o cigarro eletrônico permanece sem regulamentação adequada, seu potencial de causar danos à saúde é significativo. Ingredientes ativos presentes nesses dispositivos têm sido associados a danos pulmonares agudos e aumento do risco de desenvolver doenças graves”, afirma o vereador.
As metas dessas iniciativas incluem a realização de campanhas educativas em escolas, unidades de saúde, transporte público e mídia, programas educativos, oferta de apoio psicossocial para lidar com o vício e divulgação de indicadores relacionados ao uso do cigarro eletrônico.
O projeto ainda prevê parcerias com a Secretaria de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer para promover atividades físicas como forma de prevenção e conscientização.
A proposta segue para o Poder Executivo.