Pronto Atendimento da Posse é interditado após ser invadido por água da chuva

28/12/2019 12:40

Há quase uma semana os moradores da Posse estão sem atendimento no SPA (Serviço de Pronto Atendimento). No último fim de semana, durante um temporal, o prédio foi invadido pela água e lama e ainda não há previsão de quando a unidade será reaberta. Os serviços foram transferidos para o SPA de Pedro do Rio, mas devido a distância os pacientes estão se dirigindo para o hospital da cidade de Areal.

“É mais perto ir até Areal e ser atendido. Temos um posto de saúde na Posse que não tem médico, porque a Prefeitura não transferiu os atendimentos para lá?”, questionou a moradora Laura Bragança, de 18 anos. Ela, a mãe e as duas irmãs, de 10 e 13 anos, foram de carona na manhã de ontem até o hospital de Areal para serem atendidas. “Minha irmã precisa fazer curativo no pé que está cortado e não fizeram isso aqui no postinho da Posse”, disse.

Segundo o vereador Ronaldo Ramos, o prédio do SPA não pode ser reaberto até que obras que garantam a segurança sejam realizadas. Ele disse que solicitou a Prefeitura que transferisse todos os serviços para o Posto de Saúde da Família (PSF) da Posse facilitando o acesso dos pacientes, mas o pedido não foi atendido.

“É um descaso com quem mora aqui na Posse. Fazer com que os pacientes se desloquem até Pedro do Rio tendo um PSF onde os serviços poderiam ser remanejados”, criticou o vereador. O prédio onde funciona o PSF é novo e foi inaugurado em junho deste ano. A unidade conta com três equipes de Saúde da Família, mas segundo o vereador estão sem médico.

Em nota, a Prefeitura informou que prédio “onde funciona o SPA na Posse foi interditado pela Defesa Civil, após a chuva da noite do dia 23 de dezembro. O local teve o rompimento da rede pluvial, que já está sendo reparado pela Secretaria de Obras”. A Prefeitura informou ainda que a equipe da Comdep já realizou a limpeza do local e que os atendimentos de urgência estão sendo feitos durante o dia na UBS da Posse e à noite na UBS de Pedro do Rio. Ainda segundo o município, duas ambulâncias estão de prontidão para levar os pacientes da Posse até a unidade. 

Últimas