Propostas dos candidatos a prefeito para a área de cultura
Os candidatos Serginho de Corrêas (PPS), Rubens Bomtempo (PSB), Vinicius Mayo (PSOL), Bernardo Rossi (PMDB) E Yuri Moura (PT) sintetizaram , a pedido da Tribuna, suas propostas para a área da Cultura.
Serginho de Corrêas
Na área de Cultura nossa primeira ação é desmembrá-la da pasta de Turismo, dando mais autonomia de decisões a cada setor. Intensificaremos a promoção de ações transversais entre os diversos gêneros de arte e expressões culturais, valorizando a atividade cultural local através da preservação e promoção das culturas populares e tradicionais e do apoio às linguagens artístico-culturais de menor alcance de público sem descuidar do apoio àquelas com maior apelo popular, paralelo a isso, daremos estímulo permanente a inovação.
O fomento a produção será intensificado e se dará principalmente por meio da qualificação continuada – tanto dos artistas quanto dos produtores – e da promoção da circulação das obras artísticas e dos eventos culturais, garantindo o acesso da população. Aprofundaremos parcerias público-privadas e outras formas de concessão, além de parcerias para gestão compartilhada, de forma a avançar na recuperação de equipamentos e monumentos culturais, ampliando os espaços a serem destinados a interação das manifestações artístico-culturais, de maneira a oferecer múltiplas oportunidades em todos os espaços e para todos os públicos da cidade.
Daremos prioridade e atenção aos artistas petropolitanos, investiremos em apresentações de Musica Erudita, Festival de Cinema, traremos novamente a “Bienal do Livro” e pretendemos construir uma concha acústica com praça de alimentação no Parque Municipal de Itaipava ou em outro local que acomode bem a estrutura e o público. A reforma e manutenção do Teatro Paulo Gracindo com a iniciativa pública privada, será nosso cartão de visita para a cultura teatral de nossa cidade. Apoiaremos os corais e levaremos artes como música, teatro e cinema para as comunidades e praças de toda a cidade, criando um calendário oficial de eventos culturais ouvindo o Conselho Municipal de Cultura. Nas praças da cidade nós vamos instalar as Casas de Leitura, onde qualquer pessoa poderá pegar um livro e deixar outro. A Mudança Começa Agora.
Rubens Bomtempo
Rubens Bomtempo, candidato a prefeito pela coligação “Unidos por Petrópolis – o trabalho tem que continuar”, sempre trabalhou no sentido de democratizar e ampliar o acesso da população à cultura. Nos últimos três anos, deu passos importantes neste sentido, reabrindo o Palácio de Cristal à visitação pública gratuita; reformando o Centro de Cultura Raul de Leoni, tornando-o mais atrativo; requalificando e ampliando o calendário de eventos; valorizando os artistas locais; qualificando as galerias de artes; criando áreas de convivência; levando cultura e artes para os distritos, com o CEU da Posse; e democratizando o acesso a recursos financeiros e à ocupação dos espaços públicos, com editais públicos.
Bomtempo entende que investir em cultura é investir em cidadãos mais conscientes, mais críticos. É investir no futuro das crianças e adolescentes e na qualidade de vida dos idosos. Por isso, vai dar continuidade a esse trabalho. Vai criar modernizar a Biblioteca Municipal, Gabriela Mistral, que é uma das maiores do Estado; digitalizar parte do Acervo Histórico Municipal, iniciativa de extrema importância para preservar a memória dos registros históricos; reativar o projeto Cinema na Praça; reformar o Theatro Municipal e o Palácio de Cristal; criar um programa de incentivo à cultura, com benefícios fiscais para artistas; e criar uma rede de pontos de cultura locais.
Vai continuar o trabalho de reforma e revitalização de espaços públicos, incluindo praças e parques, estimulando e fomentando a prática esportiva, cultural e de lazer. Vai expandir ainda mais o trabalho de levar atividades culturais para as comunidades, despertando o interesse especialmente das crianças e jovens e incentivando o empreendedorismo cultural.
Bomtempo também vai ampliar o passaporte cultural e o Ciranda das Artes, assegurando cada vez mais o acesso da população a espaços e atividades culturais. Vai regulamentar a atividade do artista de rua e criar linha de fomento às artes públicas. Bomtempo vai trabalhar aperfeiçoando o Sistema Municipal de Cultura e fortalecendo o Conselho Municipal de Cultura.
Vinicius Mayo
"A CULTURA que sonhamos para nossa Petrópolis.
RESGATAR, revisar e viabilizar a execução do plano municipal de cultura.
SEPARAR administrativa e conceitualmente as pastas da Cultura e do Turismo, conforme decisão da Conferência Municipal de Cultura, fortalecendo ambas, e abrindo possibilidades para que funcionem em parceria, circunstancialmente, devido à peculiaridade de nossa cidade, com sua história, seus museus, monumentos e personagens.
DEMOCRATIZAR e fortalecer a política de cultura, descentralizando-a. Petrópolis não é só o Centro Histórico e a cultura é uma atividade integradora.
FORTALECER o Conselho Municipal de Cultura com estrutura e capacidade de avaliação, resgatando seu caráter democrático e deliberativo.
ATUALIZAR o mapeamento sociocultural dos bairros da cidade e suas formas de expressão e equipamentos culturais.
FOMENTAR a implementação de novos equipamentos culturais nos bairros, assim como a manutenção dos já existentes.
ARTICULAR as escolas com as políticas públicas de cultura, integrando cultura e educação. Transformando as mesmas em polos de preservação da memória dos bairros e de promoção da cultura popular.
PROMOVER as caravanas culturais que em finais de semana percorrerão os bairros. Essas caravanas, além dos artistas já conhecidos e atuantes no Centro Histórico, abrirão espaço para artistas das comunidades por onde passarem e depois promoverão um intercâmbio entre essas expressões.
CRIAR no espaço do Teatro D. Pedro, um centro de estudos de artes, promovendo cursos que qualifiquem artistas e pessoal técnico, visando à criação de uma Cia. Municipal de Dança e outra de Teatro e incentivando a produção local de audiovisual.
REALIZAR mostras anuais de teatro e cinema autoral
PROMOVER o mês da música com apresentações em toda a cidade, incluindo parques, praças, ruas e teatros.
SETEMBRO das letras, uma semana dedicada à literatura (saraus, lançamentos etc.)
PROMOVER uma política cultural voltada mais para os projetos do que para os eventos
Bernardo Rossi
Quinto destino mais procurado do estado, Petrópolis é rica em belezas naturais, história e cultura. Porém, ainda precisa investir mais na cultura para o morador e tornar o segmento mais um atrativo para nossos visitantes. Bernardo Rossi vai revisar a lei do Plano Municipal de Cultura, promovendo programas de incentivo para investir em novas ações por meio de parcerias público-privadas.
“Petrópolis respira cultura e deve valorizar tantas manifestações artísticas que temos. Vou incentivar e garantir o apoio necessário para que os artistas se expressem, oferecendo a moradores e visitantes um leque de opções de entretenimento e lazer. Vou aprimorar o calendário de eventos e turístico da cidade e divulgá-lo maciçamente, assim como nossa Petrópolis”, afirma Bernardo Rossi, candidato pela Coligação Petrópolis no Coração (PMDB, PP, PSC, PSDC, DEM, PSL, PTC, PRTB, PV, PDT, PEN, PROS, PSDB, PMB, PRP, PTB e PHS).
Bernardo Rossi vai promover, conforme cada equipamento cultural, como Centro de Cultura e Teatro Municipal, sua reestruturação e criação de mais espaços como estúdios, auditórios, salas de música, teatro, dança e artes plásticas para incentivar os talentos locais. No Centro de Cultura, por exemplo, além da reestruturação, Bernardo Rossi vai criar o estúdio de música com equipamentos para a produção de material do artista local.
Projetos musicais já existentes no cenário local, como o Programa “Canta Petrópolis”, assim como outras iniciativas, festivais de dança, artes plásticas e cênicas terão apoio e incentivo de Bernardo Rossi, que vai criar ainda o encontro regional e festival de Bandas Marciais.
Para Bernardo Rossi, cultura e turismo andam juntos e por isso vai construir um Centro de Convenções e Arena Multiuso, resgatando a realização de feiras de negócios, exposições e todo tipo de evento, estimulando a permanência do turista na cidade, que também vai contar com “Roteiro Noturno" reformulado por Bernardo Rossi com ampliação de atrações e atividades para os turistas.
Yuri Moura
É importante entendermos que Cultura e Turismo dialogam mas devem ser tratados de forma específica. Iremos separar as pastas, mantendo a Fundação de Cultura e criando a Secretaria de Turismo. Já, através do programa Praça Viva, garantiremos que as praças da cidade sejam ocupadas permanentemente com manifestações artísticas, apresentações e eventos. Estipulando um calendário cultural fixo também nos teatros, salas de cinema e outros espaços culturais, construindo estas iniciativas junto dos artistas e produtores.
Criaremos a Escola Petropolitana de Artes, através de parcerias, instalando núcleos de práticas artísticas nas escolas municipais e comunidades. Também faremos a Lei Municipal de Incentiva a Cultura, permitindo que produtores, artistas e agentes culturais possam buscar apoio e patrocínios de forma desburocratizando junto aos empresários petropolitanos. Valorizaremos a cultura de rua e a arte independente, estipulando lei sonora específica para áreas de convívio e ações culturais, evitando os embargos judiciais que prejudicam a cultura popular em Petrópolis – como acontece com o Solstício do Som e com a Roda Cultural. Outra iniciativa é dar suporte técnico para a busca de projetos e convênios que tragam recursos para Petrópolis.