Proprietários têm expectativas positivas sobre requalificação Paulo Barbosa

11/11/2018 14:45

Considerada a rua com a maior diversividade de comércio da cidade, a Paulo Barbosa também é a que possui maior fluxo de veículos e pedestres devido à concentração de pontos de ônibus. São cerca de 120 lojas, na rua mais larga do Centro e mais complexa no que diz respeito à mobilidade. No mês passado, o projeto conceitual de requalificação da via foi apresentado aos órgãos de proteção do patrimônio, uma promessa de se organizar o espaço público. O próximo passo é a elaboração do projeto executivo, que sairá do papel por meio de uma Parceria Público Privada (PPP).

A rua é a de maior movimento no Centro e também a que registra o maior número de atropelamentos. Alexandre Carius.

O tráfego intenso de coletivos, caminhões, carros e pedestres, devido à concentração de pontos de ônibus e de comércio, faz da Paulo Barbosa a via de maior movimento e também a mais complexa no que diz respeito à mobilidade. Por conta dessa combinação, a rua é a que registrou o maior número de atropelamentos em 2017, segundo levantamento apresentado no Conselho Municipal de Trânsito (Comutran) no último mês de setembro.

As intervenções previstas na Paulo Barbosa poderão ajudar a mudar essa realidade. O projeto prioriza principalmente os pedestres, com alargamento das calçadas; requalificação das faixas; otimização de pontos de ônibus; sinalização tátil para pessoas com deficiência visual, entre outros. As intervenções para a melhoria do espaço público também prometem acabar com a poluição visual, organizar os equipamentos e promover a visibilidade das fachadas.

O projeto do novo supermercado Extra está em fase de aprovação e atende à nova identidade visual da rua. Alexandre Carius.

Proprietário de três imóveis da rua, o arquiteto Rodrigo Simão tem boas expectativas em relação à requalificação da via. “A requalificação vai valorizar o comércio e os imóveis. A rua tem muito potencial, é a rua da cidade que reúne o maior mix de serviços e comércios. Precisa ser valorizada”, disse.

No mês passado, o projeto conceitual, que está sendo discutido por um grupo de trabalho que reúne representantes do poder público e de empresários, foi apresentado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e ao Instituto Estadual do Patrimônio Estadual (Inepac) para aprovação. A expectativa é de que o projeto executivo seja iniciado em breve. O projeto do novo supermercado Extra, cujo prédio foi consumido pelas chamas, já atende à nova identidade visual da via. O projeto está em fase de aprovação junto aos órgãos responsáveis. 

A primeira proposta de revitalização da Rua Paulo Barbosa foi feita pelo então secretário de Planejamento e Urbanismo Agnaldo Goivinho, em 2011, durante o governo Paulo Mustrangi, mas o pré projeto não teve andamento. O arquiteto Agnaldo Goivinho morreu em fevereiro de 2015.

Últimas