PSF Amazonas ganha reforço de mais um dentista e atendimento até 20h
As equipes do Posto de Saúde da Família (PSF) da comunidade do Amazonas, no Quitandinha, ganharam o reforço de mais um dentista, ampliando, desde ontem, o horário de atendimento até as 20h. O prefeito Bernardo Rossi visitou o posto, ontem. A unidade é composta por profissionais de clínica médica, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e dentistas. Com funcionamento a partir das 7h30, o PSF oferece assistência para mais de 7,8 mil moradores da localidade.
A unidade oferece a cobertura da rede de atenção básica de saúde para os moradores do Amazonas e arredores, como as comunidades do Espírito Santo, Parque São Vicente, Rua Bahia e Vila Ipanema. “Essa era uma demanda antiga dos moradores. São mais de mil famílias beneficiadas com mais um dentista. Essa é uma unidade de grande importância para essa região, que pela distância tem mais dificuldades de acesso aos serviços em saúde”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.
Leia também: PSF da Rua Amazonas passa a oferecer atendimento odontológico até as 20h
Atualmente a unidade realiza cerca de 300 atendimentos ao mês, em odontologia são mais de 220 pacientes. “A saúde bucal no serviço particular é muito cara, fica difícil cuidar da maneira correta. Todos os moradores devem dar a devida importância a ampliação do atendimento, algo importante para todos daqui”, disse o aposentado Jorge Teles, que mora na Vila Ipanema há mais de 40 anos.
“Essa unidade facilita o nosso atendimento. Dessa maneira, além de ser próximo de casa, também temos acesso a um atendimento de qualidade sem a necessidade de gastar muito dinheiro. A saúde bucal é de alto custo e para os moradores daqui fica difícil”, disse o músico Jorge Lourenço, lembrando que o pedido de ampliação do atendimento acontece há mais de 10 anos.
A unidade está sendo estruturada também para receber os programas de Saúde do Trabalhador, o de prevenção ao Tabagismo e o do Homem, para ampliar o acesso aos serviços em saúde. “Além de mais um dentista, também colocamos uma gerente na unidade, que vai fazer a ponte entre os fluxos de atendimento da rede com a unidade de saúde. É importante destacar que a unidade está com a equipes completa”, completa a secretária de Saúde, Fabiola Heck.