Psicanalista petropolitana lança seu primeiro livro infantojuvenil nesta quarta

Por Aghata Paredes | Foto: Arquivo Pessoal/Vanisa Moret

Vanisa Moret Santos, psicanalista e colunista da Tribuna de Petrópolis, lança nesta quarta-feira, 25 de setembro, seu primeiro livro infantojuvenil. A obra, que já tem dez anos de criação e foi ajustada para sua publicação, será apresentada ao público em uma live às 19h30, no Instagram da autora (@vanisamoretsantos). O lançamento presencial de “O Desinventor”, pela Editora Franco, está previsto para outubro, durante o Encontro Nacional da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL), em Brasília.

A petropolitana conta que a ideia do livro surgiu em um momento de intensa reflexão sobre infância e psicanálise, especialmente em conversas com outras mães. “Eu estava muito às voltas com meus filhos na época, e esse tema era corriqueiro nas nossas conversas”, comenta, referindo-se ao contexto em que o desejo e as descobertas da infância começaram a guiar sua escrita.

O protagonista da obra é João Miguel, um menino de 12 anos, que explora temas psicanalíticos, como o desejo e o ato criativo, de forma lúdica. A história começa quando ele entrega uma redação em branco, intitulada “O Desinventor”, desafiando a proposta de sua professora. “A professora não o repreende, o que gera uma curiosidade no personagem. Ele passa a ‘desinventar’ o silêncio dela, criando histórias imaginárias sobre o que ela teria pensado. Ele gosta dessa brincadeira de imaginar coisas e vai desinventando outras coisas mentalmente, até que o irmão dele, mais velho, diz para ele: ‘Por que você não escreve isso?’ Ele passa a escrever isso e descobre, então, que quer ser escritor. Isso é uma das descobertas que ele justamente só descobre em ato. Em ato criativo”, explica Vanisa.

A autora destaca que o livro convida os jovens leitores a refletirem sobre o tempo e o desejo, e a importância de permitir que as crianças façam suas escolhas no próprio ritmo. “Uma das principais mensagens do livro é a questão do tempo. Não apressar demais as crianças para que elas tenham respostas que são frutos de uma construção ao longo do tempo. A criança pode expressar quantas vezes ela quiser, o que ela desejaria ser, o que ela deseja ser. Pode ser até que ela venha a ser, como foi o meu caso”, compartilha Vanisa. Ela lembra que, quando criança, escreveu uma redação em que dizia que queria ser escritora, jornalista ou astronauta. “De certa forma, as viagens literárias me levam um pouco para esse lugar do astronauta. E jornalista, eu acho que, de alguma forma inusitada, estou contribuindo com o Jornal Tribuna, então me sinto dentro do meio. E escritora eu acabei me tornando ao longo dos anos”, relata.

Para ela, o livro reflete que o desejo é um processo contínuo, algo que se constrói ao longo da vida. “É algo que vai acontecendo, e o sujeito vai se dando conta disso com as suas escolhas. A semente está lá na infância. Às vezes, você pega atalhos, vai por outros caminhos, mas acaba que em algum momento o sujeito se confronta com aquilo”, complementa.

Além disso, a obra traz uma reflexão sobre o meio ambiente, já que o protagonista oferece soluções inusitadas para questões como o efeito estufa, aproximando o leitor de temas atuais. Segundo Vanisa, essas discussões podem impactar os jovens leitores ao provocarem questionamentos sobre o futuro do planeta.

Embora voltado ao público infantojuvenil, a psicanalista ressalta que o livro também tem muito a oferecer para os leitores adultos. “É um livro para crianças de todas as idades. O desejo é algo que se renova e se transforma, e está conectado com o infantil que resta em nós. Os adultos certamente vão se identificar”, afirma.

Além da live de lançamento nesta quarta (25), o lançamento presencial está marcado para outubro, em Brasília. A data será divulgada em breve. Vanisa também planeja realizar lançamentos em outras cidades, como Petrópolis, sua cidade natal, e Rio de Janeiro. “Já conversei com o pessoal da Nobel para realizarmos o lançamento aqui também”, antecipa.

Foto: Reprodução

Sobre a autora

Vanisa Moret Santos é poeta, escritora, psicanalista e professora. Ela co-coordena o Curso de Especialização em Psicologia Clínica da PUC-RJ, é Doutora e Mestre em Psicanálise, além de especialista em Psicologia Clínica e Língua Inglesa. Vanisa também é autora de livros de poesia, psicanálise e literatura, além de diversos artigos na área. É membro do Fórum do Campo Lacaniano do Rio de Janeiro e da Academia Brasileira de Poesia. Além disso, escreve quinzenalmente para a coluna de segunda-feira do jornal Tribuna de Petrópolis.

Últimas