Público do Rio terá transporte gratuito para visitar exposição “Dos Brasis” no Quitandinha

Por Aghata Paredes | Foto: Helio Melo

Uma das mais impactantes mostras de arte afrocentrada do país, a exposição “Dos Brasis: Arte e Pensamento Negro”, continua atraindo visitantes ao Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis.

Para facilitar o acesso do público do Rio de Janeiro, o Sesc RJ oferecerá transporte gratuito no dia 30 de novembro, com saída do Arte Sesc, no Flamengo, e retorno programado para o mesmo dia.

Mostra foi prorrogada até 2025

Com um acervo de 384 obras de 241 artistas brasileiros, “Dos Brasis” ocupa mais de 4.000 m² no antigo Palácio Quitandinha. Entre os destaques da nova fase da exposição, prorrogada até março de 2025, estão obras inéditas de diversos artistas, como a instalação de Arthur Bispo do Rosário, intitulada “Como é que eu devo fazer um muro no fundo da minha casa”, e a escultura “Mami Wata”, de Nádia Taquary. Trabalhos de Chico Tabibuia, Rubem Valentim e Heitor dos Prazeres também compõem a mostra.

Foto: Divulgação

Organizada em sete núcleos temáticos, a exposição reflete sobre a diversidade da arte afro-brasileira, guiada pelas ideias de grandes intelectuais como Beatriz Nascimento, Emanoel Araújo e Lélia Gonzales.

O passeio acontece no dia 30 de novembro, com saída às 9h do Arte Sesc (Rua Marquês de Abrantes, nº 99 – Flamengo), e chegada prevista ao Centro Cultural Sesc Quitandinha (Rua Joaquim Rolla, nº 2, Quitandinha) às 10h30. O retorno ao Rio está programado para as 16h. As inscrições, limitadas a 44 vagas, podem ser feitas até o dia 26 de novembro, às 17h, por meio de um formulário on-line.

A visita inclui uma mediação guiada pela exposição às 11h, seguida de circulação livre pelo espaço até 15h30. A entrada na mostra é gratuita, mas não inclui alimentação.

Confira regras

Passageiros devem apresentar documento original ou autenticado em cartório para embarcar. Já menores de idade precisam estar acompanhados por um responsável, com os documentos exigidos pela legislação.

A exposição segue em cartaz até o dia 9 de março de 2025, com entrada gratuita, e as visitas podem ser feitas de terça a domingo e em feriados, sempre das 10h às 17h. Mais informações podem ser obtidas através das redes sociais do CCSQ: @ccsqoficial

Últimas