Quando devo ir ao cardiologista?

15/set 08:00
Por Prof. Luiz Carlos Moraes

Quem vai começar a correr tem que fazer avaliação cardíaca? Sim! Todos têm que fazer. Da mesma forma quem já corre há algum tempo e está sem fazer há mais de um ano precisa fazer de novo. “Ah! Eu não sinto nada!” É o que todos falam. Existem doenças pré-existentes que não apresentam sintomas, assim como podem ocorrer algumas desordens cardíacas pontuais relacionadas a diversas situações cotidianas como estresse emocional e/ou funcionais.

Algumas arritmias, por exemplo, podem ser benignas e outras não. De qualquer forma, é sempre bom correr ou fazer qualquer exercício como musculação com monitor cardíaco. É desejável que a frequência cardíaca suba e recue rapidamente respectivamente ao iniciar e cessar o esforço. A isso chamamos de resposta cronotrópica. Vale lembrar que frequência cardíaca máxima não está atrelada a equação, há muito tempo defasada 220 – idade.

A resposta cronotrópica é um bom indicativo cardíaco, mas não dispensa uma avaliação médica. Parece que algumas pessoas se preocupam mais em fazer a revisão do carro quando vão viajar do que a revisão da máquina humana quando vai correr.

**Literatura Sugerida: 1) PINTO, I. N. et all. Respostas Cardiovasculares em Diferentes Percentuais de Vinte Repetições Máximas em Homens Treinados e Destreinados no Treinamento Resistido em Circuito. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício (RBPFEX) – (2018).

Últimas