Quarta etapa da vacinação antirrábica imuniza 3.382 animais
Atentos à importância de proteger os animais contra a raiva, proprietários de cães e gatos compareceram aos postos durante todo o sábado (14) para garantir a imunização dos bichinhos. Ao todo 3.382 doses de vacina antirrábica foram aplicadas. O número corresponde a 84,55% da meta estabelecida pela Secretaria de Saúde – 4 mil animais.
A vacinação aconteceu em 11 pontos nas localidades Lopes Trovão, Comunidade São Francisco, Meio da Serra, Vila Felipe, Sargento Boening, São Sebastião, Castelânea, Siméria e adjacências. A campanha de vacinação foi dividida seguindo o mesmo cronograma do ano passado para que os animais fossem imunizados na mesma época.
“Há mais de 30 anos não temos registro de raiva em animais em Petrópolis, e em humanos nunca houve. Apesar disso, a imunização é fundamental, pois a doença é grave e tem origem viral transmitida, em geral, por mordidas de animais infectados, arranhões ou mesmo lambidas”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Elisabeth Wildberger, que alerta que se transmitida para pessoas, a doença pode levar a morte
A vacinação é aplicada em cães e gatos a partir dos 3 meses de vida e para receber a vacina o animal deve estar saudável.