Quarto encontro do Transforma Petrópolis anuncia novidades
Representantes de 33 das 76 instituições e projetos sociais cadastrados no Transforma Petrópolis participaram, na manhã de terça-feira, do encontro mensal da Rede, na Casa dos Conselhos. Da pauta desse quarto encontro realizado, fez parte a apresentação da plataforma digital do projeto, que será lançada oficialmente dentro de duas semanas. Até lá, as ONGs serão preparadas para utilizar a ferramenta. Na reunião também foi apresentada a parceria firmada entre o Transforma Petrópolis e a Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus Petrópolis, em que alunos e professores do curso de Engenharia de Produção vão elaborar projetos que orientem soluções para problemas encontrados pelas organizações sociais que fazem parte da Rede.
“A Universidade precisa se integrar à cidade, dando respostas às demandas que a sociedade apresenta. Neste contexto, o aluno, principalmente de universidade pública, também precisa despertar seu senso de cidadania, dando retorno ao investimento recebido”, avalia Moacyr Figueiredo, coordenador do Curso de Engenharia de Produção da UFF–Petrópolis. “Quanto às organizações que atuam na área social, lhes sobram boa vontade e disposição em realizar, mas às vezes lhes faltam conhecimento e competência em gestão, para dar mais eficiência à prestação dos serviços que já entregam. E nisso podemos ajudar!”, complementa Figueiredo.
Para este primeiro semestre, foram atendidas cinco organizações, selecionadas por sorteio. As instituições serão tratadas como clientes, participarão de reuniões periódicas, desde a apresentação dos seus problemas, passando por discussões no decorrer do desenvolvimento, até a entrega do projeto. No próximo semestre, outras organizações serão beneficiadas.
“Sempre tivemos o sonho da universidade pública em Petrópolis e hoje isso é uma realidade. Mas, melhor do que tê-la aqui, formando nossos jovens, é perceber esta atitude e compromisso de interação com a cidade. E o Transforma Petrópolis é um movimento de rede, de fortalecimento institucional do Terceiro Setor, de transformação da nossa cultura das conexões na cidade. Em parcerias como esta, todos saem ganhando!, avalia Luciane Bomtempo, articuladora do Transforma Petrópolis.
Carmem Gonçalvez, fundadora e atual diretora administrativa da Associação Espaço Educativo São Charbel, no Caxambu, comemora ter sido uma das instituições contempladas no sorteio: “Temos que passar da teoria para a prática. Esta parceria é muito bem-vinda! Lembro-me quantas vezes, ao longo dos 29 anos, me perguntavam se eu não tinha projeto disso e daquilo. Eu sempre respondia que primeiro a gente trabalha para fazer a diferença onde as pessoas realmente precisam e depois vamos vendo onde podemos melhorar. Cada tipo de instituição tem sua missão e competência. E juntos podemos mais! Já até sabemos onde eles podem nos ajudar: no projeto de captação de água da chuva, pois ganharemos calhas de um parceiro e agora poderemos fazer isso de forma mais acertada”, explica Carminha, como é conhecida.
Sobre o Transforma Petrópolis
O Transforma Petrópolis é um movimento de construção de uma rede de solidariedade na cidade, cujo objetivo é fortalecer, de um lado, a cultura do voluntariado, e de outro, empoderar as organizações do Terceiro Setor, conectando quem precisa com quem quer ajudar, por meio de uma plataforma digital inclusiva. Atualmente, o movimento tem cadastrados 1.200 voluntários e 80 instituições e projetos sociais atuantes na cidade.