Quase-paróquia São Charbel, no Caxambu, foi fundada nesta segunda-feira (7)

09/11/2022 15:47
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

Com missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, na noite desta segunda-feira (7), foi criada a quase-paróquia São Charbel, que abrange toda região do Caxambu em Petrópolis, pela Diocese de Petrópolis.

Com a fundação da nova paróquia, o bispo deu posse ao seu primeiro pároco, Padre Nerel Quirino Damasceno, 58 anos, que assumiu a nova missão, após passar um período como Vigário Paroquial de Nossa Senhora do Rosário, de onde a nova paróquia foi desmembrada.

Padre Nerel Quirino, como afirmou o bispo, é um missionário dentro do território diocesano, pois, ao longo dos 31 de vida sacerdotal, foi responsável por dar início a paróquia ou ajudar a organizar sua estrutura, como foi em Santa Rita de Cássia no Meudon, em Teresópolis, São Judas Tadeu, na Mosela, em Petrópolis. Nesta cidade contribuiu para formação das paróquias de Santa Rita de Cássia, no Bairro Castrioto, e Santo Tomás de Aquino, no Retiro.

Com simplicidade, ao agradecer a confiança do bispo diocesano por lhe dar a oportunidade de assumir a nova paróquia, Padre Nerel agradeceu o apoio e empenho do Padre Luis Melo, Pároco de Nossa Senhora do Rosário, ressaltando seu trabalho pela Igreja e seu empenho para que o projeto da nova paróquia pudesse ser concretizado.

“Muito obrigado Padre Luís por todo trabalho realizado para deixar tudo pronto para criar esta paróquia. Nós, temos muito que agradecer ao Padre Luís, porque é uma pessoa que se doa, que se desgasta pelo Reino de Deus como uma vela que se consome, mas, que dá muita luz para a nossa Diocese, para todos nós.”, afirmou Padre Nerel.

Ainda falando sobre a nova missão, Padre Nerel disse que fará o melhor pela comunidade da nova paróquia, para que ela cresça e se desenvolva. “Para que o povo de Deus possa crescer na fé, no amor a Deus e aos irmãos, sempre alimentada pela palavra de Deus e pelo pão da vida, a Eucaristia. Farei o necessário para que nunca falte a palavra e a Eucaristia, indo ao encontro daqueles que estão afastados” afirmou o pároco da nova paróquia.

A missa de fundação da quase-paróquia São Charbel contou com a presença do Padre Luís Melo, Pároco de Nossa Senhora do Rosário, Padre Bruno Leonardo, Vigário Paroquial do Rosário, Padre Manoel Gouvêa, Pároco de Santa Rita de Cássia do Castrioto, Padre José Celestino, Pároco de Santo Antônio, no Alto da Serra e o cerimoniário da Diocese, Padre Thomas Andrade, Vigário Paroquia de São José em Itaipava. A missa foi assistida ainda pelo diácono transitório, Leonardo João e pelo diácono permanente, Alberto Antônio.

Os seminaristas também estiveram presentes na missa, ajudando na liturgia, assim como ministro da Sagrada Eucaristia da Paróquia do Rosário, coroinhas e amigos do Padre Nerel de várias paróquias. Ao final da missa, crianças da Associação Espaço Educativo São Charbel, fizeram uma apresentação musical para os presentes com a regência de Marco Aureh. A diretora da Associação, Carmem Lucia, conhecida como Carminha, agradeceu a criação da nova paróquia e ao Padre Luís pelo seu empenho e apoio, pedindo a união de todos para esta nova etapa da comunidade do Caxambu.

Sobre a Quase-Paróquia

A decisão de criar a quase-paróquia São Charbel em Petrópolis, localizada no Caxambu, é meramente um processo administrativo, previsto no Código Direito Canônico (CDC), até que a nova paróquia tenha toda estrutura que permita a publicação do decreto criando-a como paróquia. Neste momento, mesmo tendo estrutura física, a quase-paróquia ainda precisa cumprir tarefas burocráticas, entre elas um novo CNPJ e toda burocracia exigida pela legislação brasileira e pela legislação da igreja.

O Cânon 516 do Código de Direito Canônico afirma que “se outra coisa não for determinada pelo direito, à paróquia equipara-se a quase-paróquia, que é uma certa comunidade de fiéis na Igreja particular, confiada a um sacerdote como a pastor próprio e que, em virtude de circunstâncias peculiares, ainda não foi feita em paróquia”.

No Brasil, normalmente as quase-paróquias são, com o passar do tempo, efetivadas como paróquias, ou permanecem com o título de quase-paróquia até que tenham todas as condições administrativas e pastorais para serem elevadas à paróquia. Mas, dificilmente se volta atrás, tornando-as novamente capelas da paróquia de onde foram ou estão em processo de desmembramento.

Últimas