Quatro novos padres são ordenados para a Diocese de Petrópolis
No último sábado (10), com missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, na Catedral de Petrópolis, foram ordenados quatro novos sacerdotes: os padres Caio Martins Faria, Leonardo João da Silva, Luan de Souza Gonçalves e Pedro Henrique Pereira Santana.
Em sua homilia, o bispo pediu que os quatro novos sacerdotes ficassem voltados para a assembleia e afirmou: “Não podemos perder aqueles que Deus nos deu para salvar. Olhem, assumam esse compromisso. É agora ou nunca. Vocês são chamados a esta obra de salvação. O que Deus nos pede não é fácil, porque o mundo pode nos engolir. Não é fácil, porque as dificuldades são muitas. Não é fácil, mas, a gente consegue, se tiver uma vida de joelhos dobrados diante daquele que é o Senhor e, se a gente, simplesmente tiver a capacidade de servi-lo, apesar das grandes limitações que nós carregamos”.
O bispo pediu que o povo cuide dos padres, frisando que são homens, são humanos com muitas dificuldades e que precisam de oração, mas também de atenção e, às vezes, de uma palavra de carinho.
“Meus irmãos e minhas irmãs, eu peço a vocês, tenham paciência conosco. Nós somos frágeis, somos de carne e osso. O que nós pedimos a vocês, é aquilo que é essencial, rezem por nós, dobrem o joelho por nós e peçam por nós, implorem pela nossa fidelidade, chorem por aqueles que podem se perder ou se perderam. Alegrem-se por aqueles que, apesar das limitações continuam na caminhada. Aconselhem quando for necessário, mesmo que a cabeça seja dura e de um modo especial caminhem conosco”, pediu o bispo.
Fazendo referência ao clero diocesano, frisando que é uma ‘Família Presbiteral’ e que, a partir da ordenação, Caio, Luan, Leonardo e Pedro Henrique fazem parte desta família, o bispo diocesano afirmou que eles devem contar com o apoio dos irmãos no sacerdócio para fazer a caminhada sacerdotal.
“Olhem para esse presbitério, vocês não estão sozinhos. Olhe, são irmãos, são nossos irmãos pela fé. São meus filhos pela fé. Eu também sou o pai espiritual de vocês. Eu, como bispo, não poucas vezes recorro a esses irmãos, porque também tenho angústia, porque também tenho dúvidas, porque também, às vezes me sinto sozinho e assim, a gente bate nas portas certas. Olhem para esses irmãos. Eles estão aqui para ajudar vocês ao longo da caminhada. Vocês agora fazem parte de uma família presbiteral, busquem aqueles que podem ajudar vocês, busquem aqueles que tem a palavra certa, por mais dura que seja, busquem um alimento salutar, daqueles que passando pelas mais diferentes experiências, foram capazes de transmitir a misericórdia que eles mesmos sentiram no coração”, frisou o bispo.
A ordenação sacerdotal contou com a presença dos familiares, amigos e paroquianos das paróquias por onde os quatro novos sacerdotes passaram. A missa foi concelebrada por todos os padres da Diocese e contou com a presença dos diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas.
Ao final da missa, o Padre Leonardo João agradeceu em nome dos quatro, todo apoio que receberam da família, dos formadores do Seminário Diocesano, da UCP e dos amigos das paróquias por onde passaram ao longo da formação sacerdotal.
Os quatro sacerdotes celebram a missa nas paróquias de sua origem: Nesta segunda-feira, (12), às 19h30, Padre Luan celebra na Paróquia Santa Teresa D’Ávila, em Teresópolis; nesta terça-feira (13), Padre Pedro Henrique na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Piabetá, às 19h30; na quarta-feira (14), Padre Leonardo João, às 19h30, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Teresópolis; e Padre Caio Martins, na quinta-feira (15), às 19h30, na Paróquia São José, em São José do Vale do Rio Preto.