Corpo de Bombeiros foi acionado para corte de 34 árvores em riscos apenas em dois meses

08/12/2021 13:50
Por Jussara Madeira

A queda de uma árvore na tarde de terça-feira (07), na Rua Dom Pedro, causou transtornos no trânsito do Centro, impactando principalmente na circulação de linhas de ônibus pelo trecho. A árvore fechou completamente a via, que ficou interditada por cerca de duas horas e deixou a rua sem luz.

Com a chegada de fortes chuvas, somente em outubro e novembro, o Corpo de Bombeiros foi acionado para a retirada de 34 árvores que colocavam em risco transeuntes ou residências.

Segundo balanço do 15º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), em outubro, foram registrados 18 cortes de árvores e em novembro, 16. Um crescimento elevado se comparado com o mês de setembro, quando os bombeiros de Petrópolis foram acionados para apenas cinco chamados do tipo.

A queda de árvores também causa prejuízos na rede elétrica, resultando em interrupções de fornecimento de energia. Segundo a Enel, de outubro até agora, foram realizadas 456 ocorrências de quedas de galhos e árvores sobre a rede elétrica em Petrópolis. O prejuízo estimado é de cerca de R$ 250 mil. Cabe lembrar que podas e cortes de árvores é responsabilidade da prefeitura da cidade. A distribuidora somente realiza podas emergenciais quando os galhos encostam na rede, informou em nota.

A equipe da Tribuna perguntou à Prefeitura sobre os casos envolvendo quedas de árvores em que houve o acionamento da Defesa Civil, mas o órgão não se manifestou sobre o tema até o fechamento desta reportagem.

Últimas