Quem é Hingo Hammes, prefeito eleito para comandar a cidade pelos próximos quatro anos

28/out 08:30
Por Wellington Daniel | Foto: Divulgação

Com 74,74% dos votos válidos, Hingo Hammes (PP), de 46 anos, foi eleito neste domingo (27) prefeito de Petrópolis, garantindo uma vitória significativa com apoio de 108.306 eleitores. Conhecido por sua gestão interina durante a pandemia de covid-19 em 2021, quando assumiu a prefeitura sem transição de governo, Hingo agora enfrenta o desafio de melhorar serviços públicos essenciais como transporte, coleta de lixo e saúde, além de equilibrar as finanças municipais.

História pessoal

Hingo Hammes é o filho mais velho de Vera e Luciano Hammes, com duas irmãs mais novas. Nascido em 30 de dezembro de 1977, ele é descrito pela família como um líder nato e dedicado ao bem-estar de todos. “O carinho, o cuidado conosco, a convivência, as demonstrações de afeto nos fazem felizes”, relata a mãe.

Hingo com os pais e as irmãs.
Foto: Arquivo Pessoal.

Ainda criança, Hingo iniciou uma amizade com Rodrigo Rampini, que dura até hoje. “Nos conhecemos há 40 anos e, mesmo vivendo longe, nossa amizade só cresceu”, diz Rodrigo.

Essa rede de amigos que construiu foi decisiva para conquistar seu primeiro cargo de liderança. Em 1997, começou como estagiário na academia de Murilo Guerra, onde se formou em Educação Física e rapidamente alcançou o cargo de coordenador, indicado por votação dos colegas. “Minhas expectativas são as melhores. Quando interino, Hingo mostrou sua seriedade e capacidade”, declarou Murilo Guerra, seu ex-patrão.

Vida familiar

Em 2013, Hingo conheceu sua esposa, Letícia Costa, com quem tem um filho, Hian, de 10 anos. “Hingo é super dedicado e amoroso; faz questão de estar presente em todos os momentos importantes. Todo sábado acompanha o Hian no futebol”, comentou Letícia. Durante a campanha, o filho gravou um vídeo de apoio ao pai, refletindo o vínculo familiar.

Hingo, Leticia e Hian no segundo turno das eleições municipais de 2024.
Foto: Divulgação.

Início na política

De 2014 a 2016, Hingo presidiu a Liga Petropolitana de Desportos (LPD). Em 2016, candidatou-se a vereador, mas ficou como suplente. Na LPD, seu trabalho chamou a atenção do então prefeito Bernardo Rossi, que o convidou para assumir a Secretaria de Esportes, onde permaneceu até 2019.

A transição para a política surpreendeu a família. “Quando soubemos da sua decisão, ficamos surpresos, mas apoiamos. Ser prefeito foi uma consequência natural da sua caminhada”, afirmou o pai.

Em 2019, Hingo assumiu uma cadeira na Câmara como suplente em meio a afastamentos de vereadores por polêmicas. Mostrando habilidade em articulação política, mudou as regras para que suplentes pudessem integrar a mesa diretora e foi eleito presidente da Câmara.

De presidente da Câmara a prefeito interino

Em 2020, Hingo foi eleito vereador com 2.167 votos, sendo o quarto mais votado. Nesse período, conseguiu apoio para continuar como presidente da Câmara, o que possibilitou sua posse interina na Prefeitura após o impedimento da chapa de Rubens Bomtempo por problemas judiciais.

Em 2021, Hingo enfrentou um dos piores momentos da pandemia como prefeito interino. Apesar de enfrentar resistência inicialmente, devido à ligação com Bernardo Rossi (prefeito anterior derrotado nas urnas), conseguiu avançar na imunização da cidade e implementou o retorno escalonado das aulas presenciais, alcançando 83,69% de cobertura vacinal. Após seu mandato, retornou à Câmara com uma imagem fortalecida e maior conhecimento do público.

Expectativas

Amigos e familiares expressam grande expectativa sobre seu mandato. Rodrigo Rampini, amigo de infância, diz: “Torço para que ele modernize a prefeitura, otimize recursos e torne a cidade mais atrativa para investimentos e turismo”. Já sua esposa, Letícia, reforça o otimismo: “Não tenho dúvidas que foi a melhor escolha para Petrópolis! Ele está super determinado a fazer uma cidade melhor para todos.”

O menino Hingo desenvolveu uma liderança nata.
Foto: Arquivo Pessoal.

Últimas