Quem é Jesus?
Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? (Marcos 4.41)
A pergunta central no Evangelho de Marcos é: quem é Jesus? No texto em que Jesus acalma uma tempestade (Marcos 4.35-41), os próprios discípulos fazem esta pergunta. Andaram para todos os lados com Jesus, viram seus milagres, seus ensinamentos. Mas ainda tinham dúvidas.
O texto de Marcos 4.35-41 traz os discípulos num barco atravessando o lago da Galileia. Após um dia onde Jesus ensinara a multidão, Ele estava cansado. Por isso, dormia profundamente no barco. Veio uma tempestade muito violenta. Produziu pânico até mesmo em pescadores experientes. E Jesus é acordado.
Surge, então, a primeira pergunta do texto. Os discípulos dizem: “Mestre, não te importa que pereçamos?” (4.38) Uma pergunta tão velha como a humanidade. Vêm as dificuldades e perguntamos se Deus se importa conosco! Será que Deus me esqueceu? Será que Deus não conhece os nossos problemas? Será que eu preciso acordar Deus para que Ele cuide de mim?
Com uma só palavra, Jesus acalmou o mar. Agora foi a vez Dele perguntar: “Como é que não tendes fé? (v. 40) Os discípulos são repreendidos. Ficam envergonhados. Desde o início do caminho junto com Jesus, fica evidente que a resposta ao Evangelho é a fé: “Arrependam-se dos seus pecados e creiam no Evangelho.” (Marcos 1.15) E eles não acreditavam ainda! Ora, crer é fácil quando tudo vai bem. O teste da fé vem quando os problemas aparecem, quando as soluções demoram. Os discípulos tinham muito ainda a aprender. E nós? Confiamos de verdade em Deus? Enfrentamos as situações complicada da vida dom fé?
No texto de Marcos 4.35-41, segue agora uma pergunta dos discípulos: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (v. 41) Quem é Jesus? Os discípulos percebem então que Jesus era muito mais do que eles entendiam, mais do que um mestre sábio, uma pessoa que faz milagres, generoso, bondoso. Sua autoridade abrangia toda a criação, até as forças da natureza!
Como dito no início do texto, a pergunta chave no Evangelho de Marcos é: quem é Jesus? O Evangelho vai mostrando o poder e a sabedoria de Jesus e, no capítulo central do livro, encontra-se a resposta par a esta pergunta. Em Marcos 8.29 Jesus pergunta aos seus discípulos: “Mas vós, quem dizeis que eu sou?” E Pedro responde: “TU ÉS O CRISTO.” Cristo, do grego ?????????que significa: ungido, messias, salvador.
Da mesma forma que Jesus perguntou aos discípulos, pergunta também a cada um de nós: quem você diz que Eu sou? Quem é Jesus para mim?
Pedro respondeu corretamente. Mas será que compreenderam o que Cristo significa? Como Pedro imagina o Messias prometido? Será que entendemos o que confessamos? Será que nossa imagem de Jesus é a correta?
O que significa crer que Jesus é o Cristo? O Ungido de Deus? O Salvador? Após a confissão de Pedro, Jesus começa a falar da Sua rejeição, do Seu sofrimento e da Sua morte (Marcos 8.;31-33). Não era esse tipo de Messias que o povo judeu esperava. Nem Pedro, nem os discípulos. Todos esperavam um Messias vitorioso, próspero, triunfante, poderoso, que iria derrotar pela força todos os inimigos! E nós, que tipo de Cristo temos na nossa mente? Nossa visão de Jesus é correta?
A partir da confissão de Pedro, inicia a jornada de Jesus em direção a Jerusalém. Nesta jornada, as perguntas cruciais são: o que significa ser verdadeiro discípulo de Jesus Cristo? O que realmente significa seguir Jesus? O que Jesus queria dizer quando afirmou: “Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me.”? (Marcos 8.34)
Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis.
Avenida Ipiranga, 346.
Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703