Quem teve contato com a água de enchente deve completar o ciclo de vacinação antitetânica

20/02/2022 19:12
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Quem teve contato com a água da enchente, como a que aconteceu nos últimos dias no município, deve ficar atento a possíveis sintomas que podem surgir. Pessoas que não completaram o esquema vacinal, de três doses com reforço a cada dez anos, devem tomar a vacina antitetânica. Também deve ser vacinado quem teve lesão de pele causada por acidentes durante as enchentes (com pregos e vergalhões, por exemplo), caso a última aplicação tenha acontecido há mais de cinco anos.

Quem tem a pele sem ferimentos e está com a vacinação em dia não precisa ser imunizado neste momento. O imunizante pode ser encontrado em oito postos de saúde de Petrópolis. São eles: PSF Alto da Serra, UBS Alto Independência, UBS Mosela, UBS Itamarati, Ambulatório Escola, Hospital Alcides Carneiro, UBS Itaipava e UBS Pedro do Rio. As vacinas também estão sendo aplicadas nos pontos de apoio do município, em quem está abrigado e precisa do imunizante.

Além do tétano, outras doenças também podem ser contraídas (leptospirose, doenças diarreicas agudas, hepatite A, entre outras), além de acidentes com animais peçonhentos e mordeduras de animais. Os sintomas como febre, dores no corpo e na cabeça podem aparecer entre o primeiro e o trigésimo dia a partir do contato. 

Até sexta-feira (18), Petrópolis não recebeu nenhuma notificação de doenças relacionadas a esse contato com as enchentes.

Últimas