“Randandan” das motos tira o sossego dos petropolitanos

15/09/2023 19:01
Por Maria Julia Souza

O barulho excessivo do escapamento de motocicletas se tornou um transtorno para moradores de diversos bairros de Petrópolis. Mesmo proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e por lei municipal, nas ruas da cidade a prática é comum, principalmente, durante a noite e a madrugada. 

Rosemary Fernandes, moradora da Estrada União e Indústria, em Corrêas, relata que o problema piora aos fins de semana. “Está absurdamente impossível o barulho das motos que trafegam próximo ao terminal. Durante todo o dia também tem [barulho], mas à noite parece que ficam fazendo competição e isso só piora aos fins de semana” contou.

Segundo o Detran-RJ, somente no primeiro semestre deste ano, 58 infrações foram constatadas em Petrópolis. Desde 2020, já foram emitidas 251 multas por condução de veículo com característica alterada, equipamento ou acessório proibido, ou com descarga livre. 

“É sempre das 23h às 2h, aos fins de semana então, é mais complicado ainda. Já tem uns três sábados seguidos, entre 00h e 1h, que motoqueiros vinham acelerando em frente a minha casa. Tem dias que é o dia inteiro também, mas o pior mesmo é aos fins de semana durante a noite” lamentou Vagner Luís, morador da Rua Silva Jardim, no Centro. 

“Gostaria muito que fizessem algo para coibir as motos que atrapalham a noite dos moradores aqui em Corrêas, com os canos de descarga adulterados, já que eles arrancam o miolo do cano” contou um outro morador, que preferiu não se identificar.

O que dizem as autoridades

Procurada, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) informou que realiza as fiscalizações frequentemente, em vários pontos da cidade, dando apoio às operações realizadas pela Polícia Militar e pelo Detran, contra o transporte irregular. 

Já o Detran informou que “o setor de fiscalização faz operações diárias, em todo o estado, para coibir veículos irregulares. As blitzes são realizadas de acordo com um estudo feito pelo órgão com base em denúncias e solicitações de prefeituras.” 

A Polícia Militar informou que o 26º BPM atua em conjunto com as equipes da Guarda Civil e da CPTrans, na Operação Cidade Ordeira, todos os dias, em diferentes pontos da cidade. “Além disso, o batalhão tem atuado em toda região com ações ostensivas envolvendo rondas e abordagens”, informou a nota. 

Sobre a lei municipal

Em junho de 2020, foi publicada a Lei 7.984/20, que proíbe a emissão de ruído excessivo em escapamentos de motocicletas. Ela tem o objetivo de inibir a circulação de motocicletas que estejam com a descarga livre ou o silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante. Fica proibido também a instalação de dispositivos e similares que intensificam potencialmente o ruído emitido nos escapamentos de motocicletas que não estiverem de acordo com as normas da Resolução CONAMA nº 252 de 07/01/1999. 

Últimas