Ranking aponta desafios para Petrópolis na saúde e educação

26/set 09:31
Por Wellington Daniel | Foto: Reprodução

Petrópolis possui desafios na qualidade da educação e saúde, no acesso à saúde, na sustentabilidade fiscal, no funcionamento da máquina pública e na inserção econômica. É o que aponta o Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública). A nota da cidade também diminuiu em sete pilares, de acordo com o estudo.

Com os resultados, Petrópolis ficou em 9º no ranking do Estado, atrás de municípios como Niterói, Rio de Janeiro, Saquarema, Maricá e Nova Friburgo. No ranking geral, que considera 404 municípios com população acima de 80 mil habitantes, a cidade ficou em 185º lugar.

Saúde em declínio

O ranking destaca que Petrópolis teve diminuição em relação a 2023 nos indicadores de acesso e qualidade da saúde. No caso do primeiro, o resultado foi puxado, principalmente, pelo atendimento pré-natal, a cobertura da atenção primária e a cobertura vacinal. Com isso, a cidade despencou 41 posições, ficando em 205ª dentre os 404 municípios do estudo.

No pilar da qualidade da saúde, Petrópolis despencou 90 posições em relação ao indicador de mortalidade por causas evitáveis, ficando em 377º lugar. Com isso, no geral deste recorte, a posição foi de 364.

Leia também: Reunião no dia 23 deve debater convênio do Santa Teresa com a Prefeitura; candidatos comentam

Educação

Em relação à qualidade da educação, apesar de uma melhora, ainda é considerada um desafio pelo estudo. A cidade subiu nove posições no ranking geral de um ano para o outro, ficando em 224º lugar. Este recorte considera notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – onde a cidade avançou 27 colocações – e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Leia também: Candidatos a prefeito comentam resultados abaixo da meta da educação municipal no Ideb

Outras quedas

Na inserção econômica, a cidade também registrou queda, perdendo 15 posições. O resultado é puxado pelo número de pessoas em situação de vulnerabilidade.

A queda também foi observada nos pilares de inovação e dinamismo econômico, telecomunicações, saneamento e segurança. Neste último, puxada por morbidade e mortalidade nos transportes.

Sobre o ranking

O Ranking de Competitividade dos Municípios visa apoiar líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão com foco na melhoria da gestão das cidades. É composto por 65 indicadores, agrupados em 13 pilares e três dimensões: instituições, sociedade e economia.

O que diz a Prefeitura

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico considerou que Petrópolis apresentou uma melhora “expressiva” no Ranking de Competitividade dos Municípios em 2024.

Quando comparado com 2023, Petrópolis subiu 31 posições e alcançou o 185º lugar no país, com uma nota final de 51,52. “Esse avanço reflete o compromisso da Prefeitura em aprimorar a gestão pública e promover o desenvolvimento da cidade”, diz a nota.

A pasta destacou ainda que, na Região Sudeste, Petrópolis ficou em 117º lugar e, no âmbito estadual, Petrópolis se manteve entre as 10 melhores cidades.

Outro destaque dado pela pasta na dimensão “Instituições”, é que Petrópolis apresentou avanço, subindo 127 posições no ranking nacional. O funcionamento da máquina pública, no entanto, continua a ser considerado um desafio para o município, de acordo com o ranking.

Na dimensão “Sociedade”, a Prefeitura destacou que “manteve um desempenho consistente, com destaque para áreas como educação e segurança”. Petrópolis, inclusive, foi considerada a cidade mais segura do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com o Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil.

O dado do Anuário considera as mortes violentas intencionais. Neste recorte, o ranking também traz uma melhora para Petrópolis, subindo seis posições. No entanto, a morbidade e mortalidade nos transportes e a mortalidade de jovens por razões de segurança puxou o resultado negativo, fazendo a cidade cair 14 colocações no pilar de segurança.

Últimas