Receita Federal apreende mais de 700 cactos com substância alucinógena no Aeroporto do Galeão
Nesta quinta-feira (1º), a Receita Federal apreendeu 720 cactos (Astrophytum sp. e Lophophora sp.), em uma encomenda postal no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. A espécie Lophophora sp. contém substância alucinógena e foi apreendida durante trabalho de fiscalização e inspeção por meio de equipamentos de raios-x. Foram apreendidos 2,15 kg do material, que vinham da Tailândia com destino a Nova Candelária, Rio Grande do Sul.
Os cactos foram encaminhados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para o Jardim Botânico, autoridade científica competente, para análise e identificação.
O trabalho foi realizado pela Seção de Remessas Postais e Expressas da Alfândega da Receita Federal no Aeroporto do Galeão em parceria com o Ibama. As Instituições estimam que o valor do material gire em torno de US 7.200,00.
Essa apreensão garante a preservação de espécies e combate o comércio ilegal de flora com risco de extinção. É importante ressaltar que eventual introdução ilegal de espécies em um ecossistema pode provocar desequilíbrios graves e extinção de espécies nativas.