Receitas de Arraiá: Maçã do Amor
A maçã do amor é uma receita brasileira, criada por uma família espanhola em São Paulo.
Em 1954 a família espanhola de Antônio Farre Martínez, chegava ao Brasil e precisava de trabalho para sobreviver nesse novo país. Começaram então, a trabalhar com o que sabiam fazer: doces. O irmão de Antonio, Ramon, se inspirou nas frutas caramelizadas chinesas para criar doces com as frutas que encontrara com abundância por aqui, e uma das fruta usadas foi a maçã.
Já o nome do doce, foi dado pelo pai dos irmãos, numa situação inusitada: era tarde e todos tinham que trabalhar na manhã seguinte. Ninguém decidira pelo nome do doce até que ele soltou a seguinte frase: “Põe logo Maçã do Amor e vamos dormir!”.
A ideia deu tão certo que o doce virou tradição em nosso país e é pedida certa em toda festa e arraiá!
E que tal uma receita simplesmente perfeita e simples? Daquelas que não grudam e nem quebram o dente da gente! Vamos lá ?
Receita:
Ingredientes:
– 18 mini maçãs lavadas e secas;
– 18 palitos de picolé;
– 500g de açúcar cristal;
– 250g de água;
– 100g de xarope de glucose líquida;
– 25g de vinagre branco (qualquer um);
– Corante em gel vermelho, vermelho maçã do amor ou vermelho morango.
Modo de preparo:
Lave e seque bem as maçãs. Espete os palitos de picolé na parte inferior da maçã. Reserve.
Em uma panela coloque o açúcar, a água, a glucose, o vinagre e o corante. Mexa bem antes de ligar o fogo. Ligue o fogo e não mexa mais na calda. Se você tiver termômetro de fogão, quando atingir a temperatura de 140 graus está no ponto correto. Mas você pode fazer o teste pra saber ponto da seguinte forma. Em uma forma untada com óleo, pingue a calda e se ela tiver em ponto de bala, ou seja, durinha, e desgrudando da forma, está pronta. Desligue o fogo e banhe as maçãs rapidamente, sem fazer uma camada muito grossa. Apoie na forma untada com óleo e espere secar.