Rede hoteleira tem expectativa de 100% de ocupação para o próximo fim de semana

07/12/2021 12:08
Por Jussara Madeira

O primeiro fim de semana do Natal Imperial está sendo comemorado pelo setor de turismo. A cidade recebeu muitos visitantes e a ocupação no último fim de semana na rede hoteleira passou de 84%, segundo a Turispetro. Além dos visitantes que ficaram hospedados, Petrópolis recepcionou também muitos turistas que passaram o dia no município. Somente no sábado e domingo (dias 4 e 5 de dezembro), 86 ônibus de turismo entraram na cidade.

A prévia da ocupação hoteleira medida pelo Disque-Turismo na última sexta-feira (3) era de 84,83% de ocupação média, mas o secretário de Turismo, Samir El Ghaoui, acredita que este número tenha sido maior. “A expectativa é que o público aumente nos próximos finais de semana, tendo em vista o grande número de atrações do evento e a ampliação cada vez maior da vacinação na cidade”, afirmou o secretário.

Somente no Centro Histórico, o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis apontou ocupação de 80% dos leitos. O sindicato prevê que este número alcance próximo aos 100% no próximo fim de semana. Germano Valente, presidente da entidade, afirma que o aumento da ocupação, no entanto, está restrito aos fins de semana. “A maior parte dos hóspedes chega na sexta e faz o check-out no domingo, poucos ficam até segunda. Temos um grande desafio que é manter o turista por mais tempo na cidade e atrair os visitantes para aproveitar a programação do Natal Imperial também durante a semana, período em que a ocupação continua baixa”, afirma.

Germano acrescentou que, de uma maneira geral, a programação do Natal Imperial é muito importante para o setor que enfrentou um período difícil nesses dois anos de pandemia. “As pessoas gostam desse clima de Natal. Petrópolis já é uma cidade encantadora e fica ainda mais especial com a iluminação natalina, sem contar as atrações culturais que ocorrem nesse período. A vinda de turistas nesse fim de ano movimenta não só os setores de hotelaria e alimentação, como também serviços e comércio e traz otimismo para iniciarmos o próximo ano”, destacou.

Últimas