Reforço na vacinação: mais 3.650 doses da Oxford/AstraZeneca chegam a Petrópolis

25/02/2021 16:39
Por Redação / Tribuna de Petrópolis

Petrópolis recebeu mais um lote de vacinas na manhã desta quinta-feira (25): são 3.650 vacinas Oxford/AstraZeneca enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde. No total, a cidade já tem 15.710 doses recebidas da vacina – levando em conta apenas remessas para primeira dose, considerando as vacinas Oxford/AstraZeneca e CoronaVac. Até a tarde de quarta-feira (24), a Secretaria de Saúde havia vacinado 9.290 pessoas que fazem parte do grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde – sendo que 4.307 já tomaram também a segunda dose.

Para vacinar, o idoso deve estar cadastrado junto à Secretaria de Saúde. O cadastramento é simples, basta acessar o site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) e clicar no banner da vacinação, que aparece no destaque do site, e escolher a opção de cadastramento.

O secretário municipal de Saúde, Aloísio Barbosa da Silva Filho, lembrou que, conforme o município for recebendo novas doses, a vacinação será ampliada para outras pessoas também incluídas na primeira fase dos grupos prioritários.

“Já abrimos dois novos postos de vacinação, além dos dois criados inicialmente, porque sabemos que, quanto mais a vacinação avançar, maior será o número de pessoas atendidas. É importante que os idosos sejam cadastrados previamente e que, no momento do cadastro, seja observada a data em que a vacinação foi agendada”, destaca.

Nesta etapa da vacinação, os atendimentos, cadastrados no site, podem ser feitos para as Unidade Básicas de Saúde do Quitandinha e do Itamarati, além dos dois pontos de drive thru, na UCP da Rua Benjamim Constant, no Centro, e no Parque de Exposições de Itaipava, que atendem também quem chega a pé. Em todos os pontos, a vacinação é feita da 9h às 16h. Para evitar aglomerações, é importante que os idosos respeitem a data do agendamento. No momento da vacinação, eles devem levar documento de identidade, cartão de vacina e comprovante de residência.

A Secretaria de Saúde lembra que pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 30 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinados neste momento. Nestes casos, elas devem aguardar e depois se apresentar em um dos postos de vacinação.

Últimas