Relatório de evidências

07/12/2017 12:50

Parei diante da vitrine para admirar os livros ali expostos. Logo a seguir, entrei na livraria para conferir as prateleiras. No entanto, fui levado a desviar o caminho em direção de uma pequena escrivaninha colocada no meio do salão. Se do lado de fora, diante da vitrine, eu vi um sinal verde no semáforo, do lado de dentro o sinal estava vermelho, no cabelo de fogo da autora, em sua tarde-noite de autógrafo. Na verdade eu fui mais pela editora, pessoa que admiro e amo de forma platônica. Entretanto, me surpreendi ao constatar que Nathalia Karl, a autora, é petropolitana e honra a cidade em que nasceu. 

Nada mais é do que filha de um grande e saudoso amigo o poeta Robert Sheldon. Roberto adotou esse nome artístico por ser fã do romancista norte-americano Sidney Sheldon. Também admiro o Sidney, muito embora não o classifique como bom escritor. É um excelente contador de histórias, o que é outra coisa. E tanto é assim, que seus romances fazem sucesso e se tornam roteiros cinematográficos, e nisso ele é muito bom. Voltando para a Nathalia, comprei um exemplar de seu livro e, porque não dizer, nem esperei chegar a casa para, ainda no estacionamento onde estava meu carro, começar a ler o prefácio e as orelhas. 

A boa apresentação do livro induz. o leitor à leitura imediata. E foi com evidências, insistências, persistências e todas as demais “ênsias” que conclui a leitura do livro, “Relatório de Evidências”. Não sou crítico literário, nem me arvoro em sê-lo, mas, como escritor e costumeiro leitor, me coloco em condições e com o direito de opinar. Escrever bem, dominando a língua pátria é essencial. Porém, apresentar um novo estilo de redação é que é a cereja do bolo. Parabéns, Nathalia! Seu livro me tomou toda uma tarde, entrando pela noite, despertando curiosidade e grandioso prazer. Você diz que foi seu primeiro livro. Perfeito. As portas do mundo literário estão abertas para você. E, daqui, ao mesmo tempo em que a parabenizo, fico aguardando o próximo.

É com prazer que eu recomendo este livro, aos meu amigos leitores.                

Últimas